Falta de compradores não deve reduzir preços de automóveis; veja
Cenário desfavorável fez montadoras paralisem a produção

Foto: Volkswagen/Divulgação
Apesar de os estoques estarem reforçados, especialistas disseram ao portal g1 que as montadoras não devem reduzir em curto prazo o preço dos novos veículos. Nesta semana, Volkswagen, GM, Stellantis, Mercedes-Benz e Hyundai precisaram parar a produção e colocar funcionários em férias enquanto as vendas de automóveis registram desaceleração.
As montadoras afirmam que estão ajustando a produção à nova demanda do mercado. O excedente de produção deveria criar novas condições para a comercialização de veículos, mas analistas dizem que as montadoras não podem abrir mão das margens de lucro por conta do momento que viveram durante a pandemia.
Com custo de produção em alta, as empresas precisam recuperar o dinheiro perdido. "As montadoras precisam gerar rentabilidade para fazer frente ao desafio de investimentos de conectividade e motorização", disse Antônio Jorge Martins, professor de mercado automotivo da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
"A única possibilidade de redução de preços é uma redução nos custos. Tanto de peças, componentes, semicondutores, logística e até a desvalorização cambial. Basicamente, todos esses fatores teriam que caminhar nessa direção para uma mexida de preço", completou.