Falta de testes faz taxa de letalidade do coronavírus no Brasil crescer

Ministro da Saúde faz alerta sobre uso de testes de detecção

[Falta de testes faz taxa de letalidade do coronavírus no Brasil crescer]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A taxa de letalidade do coronavírus no Brasil vem aumentando nos últimos dias. Nesta segunda-feira (30), o valor era de 3,5%, próximo aos 3,9% observados na China. Porém, como o dado é diretamente afetado pela subnotificação dos casos confirmados no país, a expectativa é de que ele diminua de acordo com a realização de mais testes no país. O número do coronavírus no mundo, ainda não é exato e tende a variar de país para país.

No dia 3 de março, a OMS (Organização Mundial da Saúde) calculou um número global baseado em estudos feitos na China de 3,4%. Apesar de não ter havido atualização por parte da OMS, calcula-se que hoje esse número seja próximo de 4,8%. Nesta segunda-feira, o Brasil recebeu o primeiro kit de testes rápidos para coronavírus a fim de expandir os diagnósticos.

Porém, no sábado (28), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta alertou que esses testes ainda não seriam para todos e os estados deveriam fazer bom uso deles. Outro fator relevante para o cálculo de letalidade é a capacidade dos sistemas de saúde de cuidar de seus pacientes. A Itália tem atualmente a maior taxa de letalidade do mundo, com mais de 10%. Além da ausência de testes para todos no país, a sobrecarga no sistema de saúde contribui para o aumento desses números.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!