/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Falta de vitamida D pode aumentar risco de contrair Covid-19, aponta estudo

Notícias
Coronavírus

Falta de vitamida D pode aumentar risco de contrair Covid-19, aponta estudo

Vitamina é importante para o fortalecimento dos ossos, coração e músculos

Por Da Redação
Falta de vitamida D pode aumentar risco de contrair Covid-19, aponta estudo
Foto: Reprodução/ Agência Fiocruz

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que a falta nos níveis de vitamina D pode aumenta o risco de contrair a Covid-19. O resultado foi publicado na revista científica JAMA Network Open. 

Os pesquisadores descobriram que os pacientes com deficiência de vitamina D, que não foram tratados, tiveram quase duas vezes mais chances de testar positivo para a Covid-19 em comparação aos pacientes que tinham níveis suficientes da vitamina. 

A vitamina D é importante para o fortalecimento ósseo, para a saúde do coração e dos demais músculos do corpo, e também para o controle de diabetes. A sua principal fonte é o sol. 

"Apesar do nome, a vitamina D não é um nutriente e sim uma substância semelhante a um hormônio esteroide, que tem uma ação importante dentro do núcleo das células, tanto as da pele como de todo o nosso organismo, inclusive no sistema respiratório", explica o endocrinologista Luis Augusto Tavares Russo, membro da SBEM e diretor-médico do Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPCLIN).

Como aumentar os níveis de vitamina D

Exposição solar

Os raios ultravioleta B são os ativadores da vitamina D na pele. Por isso, é recomendado tomar banho de sol três vezes na semana, por 20 minutos, sem filtro solar, antes das 10h da manhã. Cerca de 80% da vitamina D que desenvolvemos é proveniente do sol.

Suplementação

Se seu exame de sangue apontar insuficiência nos níveis de vitamina D, seu médico deverá recomendá-lo a suplementação com ingestão diária de até 2 mil unidades (a cápsula vem com a concentração) da substância. O suplemento deve ser tomado apenas quando há deficiência.

Ingestão de derivados do leite

O consumo de alimentos como queijos e iogurtes diariamente ajuda na obtenção de vitamina D por meio da alimentação. Junto com o cálcio, a substância realiza um excelente trabalho na manutenção óssea do corpo.

Peixes

O atum, a sardinha e o salmão possuem boas quantidades de vitamina D e devem ser incluídos no cardápio semanal. O óleo de fígado do bacalhau também pode ser fonte da substância.

Ovo

A gema do ovo também apresenta vitamina D. No entanto, seu consumo deve ser moderado para não alterar o colesterol, principalmente de pessoas com mais de 40 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102