Família é expulsa de avião após filha de 2 anos se recusar usar máscara
OMS não recomenda o uso de máscara para crianças menores que cinco anos

Foto: Reprodução
A norte-americana Eliz Orban e a família seguiam para Nova York para cumprir a tradição de ver a árvore de Natal Rockefeller, porém uma situação fez com que ela, o marido e a filha de 2 anos fossem expulsos do avião em que estavam. Tudo ocorreu porque a filha Edeline se recusou a permanecer de máscara no voo.
O caso foi relatado por Eliz em suas redes sociais, onde contou a situação para os seus seguidores através de uma publicação.
“Fomos expulsos de um voo da United. Isso aconteceu há 7 horas e ainda estou sentada aqui em confusão, descrença, nojo e humilhação. Meu marido cresceu em Nova Jersey, eu morei lá duas vezes antes de nos casarmos e passamos muito tempo lá juntos. É realmente nossa segunda casa. Uma tradição que temos é ir ver a árvore Rockefeller todos os anos. É uma tradição que também queríamos que nossa filha de 2 anos experimentasse. Alguns de nossos amigos / familiares mais próximos com quem crescemos (incluindo seu melhor amigo de infância, que se mudou para a Eslováquia anos atrás e nem mesmo conheceu nossa filha, e alguns de nossos outros amigos que chamamos de família, estavam viajando de Cleveland) estarão lá esta noite e amanhã para que possamos passar um tempo juntos pela primeira vez em anos. Estávamos muito animados com essa viagem de fim de semana para Jersey / NYC. Nós somos clientes fidelizados da @united, então sempre voamos com eles. Na verdade, já tínhamos voado com Edeline 4 vezes desde a pandemia, sem nunca ter tido um problema. Hoje, fomos convidados a deixar o avião depois que ele começou a andar pela pista, eles tiveram que trazê-lo de volta ao portão, porque nossa filha de 2 anos não iria “obedecer” e manter sua máscara. Ela fará 3 [anos] em abril de 2021, para todos que perguntarem. E o que me impressiona ainda mais é que as recomendações OMS são contra máscaras faciais para menores de 5 anos. CONTRA. E esta decisão foi ‘baseada na opinião de especialistas sobre marcos de desenvolvimento da infância, desafios com a conformidade com a máscara e a autonomia necessária para usar uma máscara adequadamente.’ Isso vale uma pesquisa no Google. ?Como nossas malas não foram retiradas do avião (eles pegaram nossa cadeira de criança) - temos que esperar até amanhã para que eles entreguem em nossa casa em Breckenridge, que fica a 2 horas do aeroporto DIA. Definitivamente não vou jantar em Jersey esta noite.”, desabafou Eliz.
Toda a situação foi gravada por ela, onde é possível ver que o marido tenta fazer com que Edeline, filha do casal, permaneça com a proteção facial. Há um momento em que um membro da tripulação pede para que eles se peguem os pertences e se retirem do avião.
De acordo com Organização Mundial da Saúde, não é recomendável o uso de máscara à crianças menores de cinco anos, no entanto, a United Airlines, por meio de nota, afirmou que pela segurança e saúde dos funcionários, além dos clientes, há um conjunto de políticas e regras que inclui a obrigatoriedade de que todas as pessoas maiores de dois anos que estejam a bordo utilizem a máscara de proteção.
"Esses procedimentos não são apenas respaldados pela orientação dos [Centros federais para Controle e Prevenção de Doenças] e nossos parceiros na Clínica Cleveland, mas também são consistentes em todas as grandes companhias aéreas", disse ao portal Heavy.