Petcure: uma moda que traz riscos

A “petcure” é a mais nova moda para quem morre de amor por moda e por pets. O excesso de zelo pode atingir alturas extremas e colocar em risco a saúde de nossos queridos animais de estimação. Será seguro “fazer as unhas” dos nossos amigos de quatro patas?

Este é um assunto que já cria controvérsia há algum tempo.

A moda de “nail art” para cães e gatos prevê que as unhas destes animais sejam cortadas, pintadas e decoradas tanto com esmaltes como com adereços de todas as formas. Assim como nas mãos das mulheres, que a cada dia se superam na decoração das unhas, o exagero pode acabar fazendo muito mal para o animal.

O perigo para a saúde está na falta de conhecimento científico sobre como estes produtos podem ser absorvidos pelo organismo do amigo. Caso os donos desejem mesmo não abrir mão da estética do seu pet, os produtos estéticos utilizados devem ser à base de água, totalmente atóxicos, isentos de tolueno, formaldeído e dibutilftalato; o último, particularmente tóxico, foi oficialmente banido de produtos para unhas na Europa, mas os que vêm dos Estados Unidos podem não ser seguros.

Outro risco é que nossos amigos de quatro patas possam "inalar" as substâncias tóxicas presentes nos pincéis e acetonas usadas para o curioso, mas questionável, "petcure" ou  que acabem “comendo” enfeites e ficando com problemas intestinais.

Pintar as unhas de nossos amigos de quatro patas possa parecer divertido, mas existem mais contras do que prós nesta nova onda de moda, que deveria nos fazer refletir sobre os riscos que nossos amigos de quatro patas podem correr em nome da "beleza".
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Condenado, Robinho diz que teve direitos constitucionais violados]

O texto aponta falhas processuais, inclusive na aplicação da Lei de Migração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!