Família pratica Muay Thai como “estilo de vida” e para defesa pessoal

Os Garridos contam sobre o envolvimento com a arte e os benefícios da prática

[Família pratica Muay Thai como “estilo de vida” e para defesa pessoal]

FOTO: Divulgação

Muay Thai é um esporte que viabiliza a desenvoltura do reflexo e da boa forma física, a partir da mistura do boxe tailandês e capoeira. É conhecido mundialmente como “a arte das oito armas”, afinal, caracteriza-se pelo uso combinado da técnica e da força dos membros do corpo humano, sobretudo, os punhos, cotovelos, canelas e joelhos. Além de possibilitar que a pessoa tonifique corpo, o que pode ser muito eficaz para impulsionar o seu sistema imunológico, mantém o corpo em forma e reduz a possibilidade de doenças. Melhor ainda se praticado entre amigos e, por que não, entre família? 

Délio Garrido, 39 anos, pratica a arte marcial desde os 19 anos e se tornou mestre de Muay Thai após concluir todo ciclo e ter passado por todos os Kruangs (que é uma corda trançada, de cores diferentes, amarradas no braço, usadas para diferenciar os níveis dos lutadores)."Sempre gostei de luta. Já pratiquei uma grande variedade, mas o Muay Thai ora mim é um estilo de vida", pontuou o mestre. Hoje, toda família de Garrido pratica a arte. Suas esposas Janayra Azevedo e Gabriela Vargas praticam a luta por mais de dois anos, além de seus filhos Gileno Neto, 22 anos, que pratica desde os doze anos, e a filha caçula, Valentina Garrido, 11 anos, que pratica desde os nove anos.

Gabriela Vargas, 24 anos, advogada, “Comecei a praticar a luta para de obter o bom condicionamento físico, além dos conhecimentos em defesa pessoal”.  Janayra Azevedo, 43 anos, Personal Trainer, também se envolveu com a arte já cerca de dois anos. “Gosto de praticar esportes. Acho que toda atividade física é válida. Inicialmente, passei a praticar a luta com intuito de reduzir peso, mas adquiri o condicionamento físico e defesa pessoal”.

O Muay Thai é procurado por diversas pessoas. Se o atleta praticar em média 90 minutos por três vezes na semana, é possível eliminar em torno de 750 a 800 calorias (kcal), o que pode ser muito positivo para pessoas que estão com uma dieta voltada para perda de peso. Os benefícios da arte visam também a função cardiorrespiratória, o que favorece o melhor controle de respiração e a função metabólica.

Conciliar os golpes, como esquiva, chute e jab, pode ser uma tarefa difícil, mas é só uma questão de tempo. Os treinos regulares possibilitam que a pessoa se sinta cada vez mais preparado para atingir o oponente, ou se proteger de algum ataque. O reflexo ficará mais aguçado, e o praticante se manterá em evolução enquanto se dedicar ao esporte.

De acordo com a classificação da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), as cores que representam o nível do atleta são:

• Grau Branco
• Grau branco com ponta vermelha
• Grau vermelho ponta azul clara
• Grau azul claro
• Grau azul claro ponta azul escura
• Grau azul escuro (instrutor)
• Grau azul escuro ponta preta (instrutor máster)
• Grau preto (professor)
• Kruang preto e branco, com a ponta preta (mestre)
• Kruang preto e branco, com a ponta vermelha (grão mestre)
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!