• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Famílias desalojadas, ruas alagadas e queda de poste: forte chuva causa estragos na região sudoeste da Bahia

Famílias desalojadas, ruas alagadas e queda de poste: forte chuva causa estragos na região sudoeste da Bahia

O prefeito de Caetité decretou estado de calamidade; Vitória da Conquista está com alerta de perigo devido ao declínio de temperatura

Por Da Redação
Às

Famílias desalojadas, ruas alagadas e queda de poste: forte chuva causa estragos na região sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução/AcheiSudoeste

As cidades de Vitória da Conquista e Caetité, no sudoeste da Bahia, foram atingidas por fortes chuvas entre domingo (9) e esta segunda-feira (10). Alagamentos, desmoronamentos, casas inundadas e quedas de árvores são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.  

Em Vitória da Conquista, segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 72 milímetros (mm) em apenas 45 minutos. Ao menos quatro famílias ficaram desalojadas. Duas delas perderam os imóveis após serem consideradas inabitáveis e estão abrigadas com parentes. 

O bairro de Lagoa das Flores, que já possui um histórico de alagamentos, está entre os mais afetados pela chuva e está sendo monitorado pela Defesa Civil. A entrada do bairro foi prejudicada, o que impossibilitou a circulação do transporte coletivo no local. Os moradores precisam se deslocar a pé para suas casas. 

Uma família contou à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, que teve que cavar uma vala no terreno onde mora para evitar que a água tomasse a casa. Já na zona rural da cidade, na Fazenda Santa Helena, um poste de energia cedeu devido ao vento e ameaça cair. 

Os moradores do local improvisaram um suporte de madeira para evitar a queda. Em nota, a Neoenergia Coelba afirmou que uma equipe realizou a substituição do poste e o serviço deve ser concluído na manhã de terça-feira (11). 

No domingo (9), um carro foi arrastado pelo temporal. Um vídeo que circulou nas redes sociais, mostrou o carro afundando. O motorista conseguiu sair do veículo e escalou o teto, mas não demorou muito e foi encoberto pela água. 

A cidade segue em alerta de chuva para toda a semana e também está com alerta de perigo devido ao declínio da temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode haver queda de 3° C a 5° C. 

Na cidade de Caetité, no Sertão Produtivo, não é diferente. Até esta segunda-feira (10), o acumulado das precipitações chegou a 175 milímetros - o que representa 20° da média anual de chuvas no município, segundo o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT). 

Segundo a prefeitura, mais de 60 vias foram interditadas na zona urbana. Três residências foram diretamente atingidas, duas com perdas parciais e uma com perda total, após o desmoronamento da estrutura. Pontes e cabeceiras sofreram danos estruturais, muros e portões foram arrastados pela força da água e centenas de famílias foram afetadas pelos alagamentos. 

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão atuando nas ações de resposta, disponibilizando abrigos e assistência emergencial para desalojados e desabrigados. O prefeito decretou estado de calamidade pública. 

As equipes da prefeitura têm feito um levantamento sobre prejuízos para calcular os recursos necessários à reconstrução do município. Valtécio pediu para que os moradores evitem transitar em áreas alagadas e fiquem atentos aos riscos de deslizamentos e enxurradas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário