Famosos lamentam morte de Ruth de Souza
A atriz estava internada na Copa D’Or no Rio de Janeiro por causa de uma pneumonia.

Os famosos começaram a compartilhar nas redes sociais suas lamentações sobre o falecimento da maravilhosa Ruth de Souza. A atriz de 98 anos, estava internada na Copa D’Or no Rio de Janeiro por causa de uma pneumonia. Na web, Zezé Mota exaltou a colega, e destacou sua importância para artistas negros nas artes, sendo pioneira. “Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos”, disse.
A jornalista Maria Júlia Coutinho, Maju, deixou uma mensagem em homenagem a Ruth, e agradeceu. “Descanse em paz, querida Ruth de Souza. Obrigada por ter aberto caminhos com seu talento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente”, comentou.
Quem também se manifestou foi Adriana Lessa, que fez um longo desabafo e homenagem à amiga. "Ruth de Souza, Rainha... hoje e sempre. Agradeço por sua vida. Agradeço por abrir caminhos, pelos ensinamentos de vida. Grandes aprendizados! Desde pequena tive o sonho de trabalhar com Ruth de Souza e Grande Otelo", começou ela.
Na sequência, falou sobre quando trabalharam juntas. "Artisticamente realizei este sonho com Ruth de Souza, graças a @gloriafperezv e @jaymemonjardim, na novela "O Clone" quando atuamos como mãe (Dona Mocinha) e filha (Deusa). Ruth de Souza construiu uma bela e bem sucedida carreira no #teatro, #cinema e #televisão, tendo sido pioneira em todos esses campos artísticos no Brasil. A #atriz participou do Teatro Experimental do Negro – TEN, companhia responsável pela formação da primeira geração de atores negros no país. O TEN foi criado com o objetivo de valorizar a #cultura e a identidade afro-brasileiras, assim como criar novos espaços de atuação, lançando diversos nomes na #dramaturgia do país, entre eles o de Ruth de Souza", explicou.
Para finalizar, ela ainda falou um pouco da trajetória de Ruth no teatro. "A peça de estreia do TEN e de Ruth de Souza foi 'O Imperador Jones', de Eugene O’Neill, montada em 8 de maio de 1945. A peça foi encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Ruth de Souza tornou-se a primeira atriz negra a se apresentar nesse palco. No cinema, por sua impecável interpretação no #filme “Sinhá Moça” (1953), foi indicada ao prêmio Copa Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza. Tornou-se, assim, a primeira atriz brasileira a ter concorrido em uma premiação internacional de cinema.", finalizou.
Armando Babaioff também prestou sua última homenagem com uma publicação no Instagram. "Muito obrigado por tanto. Para sempre Ruth de Souza."
Ícaro Silva limitou-se a publicar uma foto da atriz e clamar por seu nome na legenda. "Dona Ruth".
Tuca Andrada: "Obrigado por ter sido brasileira e ter nos dado tantos momentos lindos
Boa viagem"
Lucy Ramos: "Hoje perdemos uma grande força feminina a grande dona Ruth de Souza, primeira atriz negra a construir carreira na televisão brasileira. Ela abriu caminhos, enfrentou desafios e deixou um legado grandioso pra nós. Obrigada por tanto. Descanse em paz guerreira. Muito sentida com essa notícia".
Suzana Pires: "Dona Ruth, 98 anos de batalha, de talento, de superação. Uma mulher que deixa um imenso legado a todas nós. Inspiradora, quebrou padrões e estabeleceu seu espaço como uma das maiores atrizes do país. Mulher negra da arte, da luta que vai fazer muita falta a todas nós. Que ela seja bem recebida nós céus! Descanse em paz, incansável Ruth de Souza. Muito emocionada que ela partiu. Muito mesmo. Perdemos uma grande força feminina"
Sônia Abrão: "Nesta despedida, mais aplausos pra ela!"
Pathy Dejesus: "Rainha! Descanse em paz. Obrigada por tanto! RUTH DE SOUZA"
Lázaro Ramos: "Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que vc formou continuará. Nós seguiremos em honra a vc. Te amo profundamente".
Erico Brás: "A rainha foi descansar. Obrigado Dona Ruth de Souza. Gratidão por tudo que fizestes".
Ary Fontoura: "Esse sorriso ficará guardado para sempre em nossas memórias. Descanse em paz querida amiga e grande atriz Ruth de Souza, obrigado por tudo".
Maria Gal: "Pioneira, Dama, Corajosa, Vitoriosa, Rainha. Imensa GRATIDÃO D. Ruth por todo legado. Por ter aberto tantas portas para que as gerações seguintes possam continuar a missão. Viva a GRANDE ATRIZ RUTH DE SOUZA!"
A atriz tinha mais de 60 anos de carreira e foi pioneira, sendo a primeira artista negra a protagonizar uma telenovela, em 1969, chamada “A Cabana do Pai Tomás”, na Globo.


