Farmácias são interditadas na BA por venda ilegal de anabolizantes, remédios fora da validade e armazenamento irregular
Operação apreendeu 48.960 medicamentos irregulares em quatro estabelecimentos

Foto: Conselho Regional de Farmácia na Bahia
Quatro farmácias foram interditadas na terça-feira (29), em Maragogipe, no recôncavo da Bahia, por venda de medicamentos fora da validade, armazenamento em más condições sanitárias e comércio ilegal de anabolizantes. Ao todo, 48.960 medicamentos foram apreendidos e dois proprietários conduzidos à delegacia.
A investigação apontou que as farmácias envolvidas operavam sob múltiplos CNPJs e mantinham vínculos logísticos e jurídicos entre si, com indícios de reincidência em infrações sanitárias e criminais. Os locais estavam sob a gestão de dois núcleos familiares, com atuação concentrada nos municípios de Maragogipe e Muritiba.
O Conselho Regional de Farmácia na Bahia (CRF-BA), divulgou imagens onde é possível ver os remédios dentro de uma geladeira, ao lado de alimentos como ketchup, embalagem de leite e garrafas de refrigerante. [Veja no ínicio da matéria]
Segundo o Conselho, o uso desses medicamentos produtos pode causar intoxicações, falhas terapêuticas e até agravar o estado de saúde dos pacientes. Além disso, a venda irregular de substâncias controladas e anabolizantes sem orientação médica contribui para o aumento de casos de automedicação, dependência química e outras complicações clínicas.
A operação conjunta envolveu equipes do CRF-BA, Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Departamento de Polícia Técnica (DPT).