Farol da Bahia acelerou o novo Arrizo 5e elétrico

Carro chega em janeiro de 2020 ao consumidor final custando caro mas km rodado sai por R$ 0,08

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia acelerou o novo Arrizo 5e elétrico

Depois da chegada do Nissan Leaf, Renault Zoe e JAC iEV 20 e iEV40 sem falar no Chevrolet Bolt que vem até o final do ano, a Caoa-Chery iniciou sua ofensiva ao lançar o Arrizo 5e, primeiro automóvel elétrico da marca a chegar ao país. Após o sucesso com o Tiggo2, Tiggo 5X e Tiggo 7, a marca do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade lança mão de uma nova empreitada de olho no futuro. 

 

Se no visual ele é bem semelhante ao Arrizo 5 1.5 turbo flex, o novo Caoa-Chery mostra na parte mecânica suas qualidades. Assume uma motorização eletrificada com motor de 251v e 122cv com 28,1kgfm de torque. 

 

O Farol da Bahia teve a oportunidade de acelerar o sedã compacto eletrificado por cerca de 40 km em trechos urbanos e rodoviários em uma viagem que totalizou 84 km rodados. Basta apertar o botão de partida, ajustar o seletor para a posição “D” e acelerar sem ruído algum, apenas na estrada se ouvirá o barulho da rolagem dos pneus em contato com o solo. 

3 modos de direção e 1 de diversão 

No modo Eco e Eco+ as reações do sedã são um tanto lentas privilegiando autonomia de 322km (máxima estimada), porém bem confortáveis para rodar na cidade que geralmente tem limite de 50km/h em velocidade máxima ou 90km/h em uma via expressa. Isso porque nos modos econômicos ele acelera mais devagar e não ultrapassa 100km/h. Para estradas, definitivamente não dá.

Mas é só acionar o diminuto botão no console central para mudar ao modo Sport para que a carro tenha outro comportamento. Os 122cv e 28,2kgfm de torque aparecem instantaneamente e o carro fica muito mais arisco com relações diretas e não se limita aos 100 km/h como na versão econômica. No Sport chegamos facilmente a 140km/h em segundos. 

Nas curvas atuam o sistema de controle de estabilidade e tração ajudado pelo peso das baterias de íons de lítio localizada sobre o assoalho. Com mais estabilidade ele é firme e divertido graças ao sistema eletrificado. 

Energia e conectividade 

As baterias sob o assoalho tem 98 células recarregáveis em 24h em uma tomada comum de 20ampères, em um Wall box em oito horas e num eletroposto o sistema de alta tensão que “abastece” o carro em uma hora.

Ao invés de apenas um kit multimídia o Arrizo 5e tem uma central de informações com tela vertical de 10 polegadas para monitorar a autonomia, o sistema de freios regenerativos que ajudam a recarregar a bateria em quatro níveis, monitoramento de pressão dos pneus e consumo instantâneo de energia. O entretenimento conta com rádio AM/FM, USB e Bluetooth. 

Apesar do preço de R$159.900,00 a Caoa-Chery promete custo por quilômetro rodado é de R$ 0,09 enquanto no equivalente a combustão usando etanol, o custo é de R$ 0,38 por quilômetro. 

Com três anos de garantia total e oito anos para o conjunto mecânico (motor elétrico e baterias) o carro chega ao consumidor final em janeiro e estará disponível agora para frotistas e iniciativas de Car Sharing.

Gosta de novidades? O Auto show tem mais de 40 mil ofertas, dicas, serviços e informações sobre como comprar e vender veículos. Os feirões acontecem todo domingo no Anhembi e no Shopping ABC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário