Farol da Bahia já andou no Audi Q3 nacional 2.0 turbo

Novidade mantém estilo e soluções já conhecidas e retoma a produção no Paraná

o Audi Q3 que já foi líder entre os SUVs compactos premium no país voltou a ser produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. O Crossover já conhecido reestreia nas configurações SUV e Sportback com preços que variam entre R$ 273.990 e R$ 339.990. O crossover vem equipado apenas com motor de 2.0 litro turbo TFSI de 231 cv, que substitui o antigo 1.4 litro turbo TFSI de 150 cv com 25,5 kgfm de torque. O R7-Autos Carros acelerou a novidade que tem conjunto mecânico já bem consagrado e pode retomar o protagonismo entre os SUVs compactos premium. O Farol da Bahia teve um contato com a novidade no lançamento entre São Paulo e Parati no Rio de Janeiro. 

O novo Q3 Sportback traz linhas fluídas e bastante angulares, uma vez que tem faróis com essa característica seguindo o estilo atual da Audi. Ainda na dianteira a grade frontal escurecida confere mais esportividade. Já a traseira conta com faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas sem nenhuma novidade. As rodas são de 19 polegadas com um desenho exclusivo no carro que é modelo 2023.

O novo Audi Q3 Sportback mede 4,50 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,56 metro de altura. O porta-malas é o maior da categoria com capacidade de 530 litros e com os bancos rebatidos pode ser ampliado para 1.400 litros. O peso total é de 1.676 quilos.

Por dentro, todo o painel é voltado para o motorista, que conta com a nova central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Também há o Audi Virtual Cockpit que é um painel de instrumentos digital de TFT de 10,25 polegadas e que mostra todas as informações do veículo por meio de gráficos de alta resolução. Os passageiros ainda contam com a qualidade do sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência.

Em relação aos equipamentos, o novo Audi Q3 Sportback vem equipado com ar-condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com a função hands-free, além de ter assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros de auxílio em manobras, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, aviso de saída de faixa, teto solar panorâmico, entre outros equipamentos.

Mecânica consagrada 

A Audi passa a vender o novo Q3 Sportback apenas com motor EA888 de 2.0 litros turbo TSFI de quatro cilindros a gasolina, que entrega 231 cv com 340 Nm de torque. Com essa estratégia a marca posiciona o Q3 entre os modelos com melhor desempenho do mercado sem mais o antigo motor 1.4 TFSi. 

A transmissão do Q3 Sportback é tiptronic de oito velocidades e a tração é do tipo integral Quattro. Segundo a montadora, é possível acelerar o crossover de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos e atingir a velocidade máxima de 240 km/h. Vale destacar que esse propulsor também equipa o Porsche Macan (que o R7 já testou no lançamento) e o Volkswagen Jetta GLI, lançados no Brasil recentemente.

A mecânica do Q3 fabricado no país não conta com nenhuma assistência elétrica nem mesmo com o sistema leve que equipa o Crossover de maior porte, o Q5.

Dirigibilidade segue como ponto alto 

De São Paulo até Paraty, no Rio de Janeiro, experimentamos as novidades do Q3 Sportback 2023. Após o review com todas as principais características do modelo, é preciso saber como ele anda na prática. Para isso, percorremos o trecho entre os dois estados com uma parada na pequena cidade de Cunha, no interior de São Paulo. Ao longo do percurso de ida e volta, com mais de 604 quilômetros, foi possível sentir como o novo Audi Q3 Sportback se comporta na estrada, no trânsito pesado de São Paulo e no trecho de serra da cidade fluminense.

No trânsito paulistano, que já voltou ao normal nos pandemia com seu “anda e para”, foi possível aproveitar os sistemas de multimídia do veículo que funcionam a contento. Para muitos a central multimídia pode parecer pequena, uma vez que há equipamentos de entretenimento maiores. Mas isso não é algo ruim, já que o sistema MMI é intuitivo e tem boa conexão com Apple CarPlay e Android Auto de forma estável. O sistema de som SONOS 3D possibilita ouvir músicas com uma alta qualidade sonora. Além disso, os bancos tanto do motorista quanto dos passageiros são confortáveis e continuam bem ergonômicos, um ponto tradicional de qualidade dos carros da Audi. O assento do piloto ainda traz ajustes eletrônicos de fácil manuseio, o que deixa ainda mais confortável o guiar no congestionamento, já que é possível ajustar a lombar e permitir vários níveis de altura bem como o ajuste da coluna de direção.

Já na estrada, longe dos congestionamentos das ruas e avenidas, é possível sentir toda a potência do motor de 2.0 litros turbo do Q3 Sportback. O modelo tem uma boa saída e uma retomada ágil, o que faz parecer um hatchback e não um crossover. O câmbio automático tiptronic é divertido, pois proporciona trocas de marchas rápidas e precisas. 

Não pudemos fazer de fato um teste de zero a 100 km/h, que Audi diz ser possível de ser realizado em 7 segundos. No entanto, a percepção é que o SUV faz exatamente esse tempo sem nenhuma dificuldade. Nas curvas, a mesma estabilidade foi mantida e que agrada muito os fãs da marca.

Ao descer a serra entre Cunha e Paraty, no Rio de Janeiro, foi possível sentir como a suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos sinuosos. Segundo a Audi, para chegar neste patamar foram feitos ajustes nas molas e amortecedores, com um aumento de 18,5 mm na altura da suspensão dianteira e 13,5 mm na suspensão traseira.

Mas o teste não foi apenas nas boas estradas do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Também foi possível avaliar o desempenho da tração quattro em uma avaliação off road no lavandário de Cunha, no interior paulista. O novo Audi Q3 Sportback conta com o modo de condução Off-Road, além dos ajustes denominados Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency e Individual. Com o modo Off-Road selecionado o carro modificou automaticamente o controle de estabilidade eletrônico para o sistema de controle de tração Off-Road, o que ativa assistência em declives, o que mantém uma velocidade constante de até 30 km/h em descidas e, também, aplica o freio automaticamente. 

Com isso, é possível conduzi-lo sem nenhuma preocupação com obstáculos, já que a tração integral quattro confere força para sair de diversos obstáculos. Claro, alinhada com o motor de 2.0 litros turbo, o SUV consegue vencer trechos com muita lama facilmente. É importante destacar que esse crossover não foi feito para uso fora off-road pesado, mas sim, para trechos menos acidentados.

De volta ao Brasil

Para quem já se esqueceu, a Audi produziu o Q3 por aqui entre 2016 e 2018, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde também a Volkswagen produz o T-Cross. A produção do novo Audi Q3 Sportback começará em julho por aqui. Antes disso, os modelos já vendidos no Brasil serão importados da linha de montagem de Györ, na Hungria.

Rivais Alemães
O novo Audi Q3 enfrenta outros dois rivais alemães. Caso não queira o SUV da marca das quatro argolas, poderá comprar o BMW X1, que passará por reestilização em breve, a partir de R$ 285.950. O SUV da marca bávara vem equipado com um motor de 2.0 litros TwinPower Turbo flex, que entrega 192 cv com 280 Nm de torque. Já o outro rival é o Mercedes-Benz GLA, que é vendido a partir de R$ 329.990, equipado com motor de 1.3 litro turbo de 163 cv ou de 2.0 litro turbo de 306 cv.

Já o novo Audi Q3 parte de R$ 273.990 na versão Prestige. O Sportback tem valor inicial de R$ 315.990 na configuração Performance quattro 2.0 TFSI. O topo de linha Performance Black quattro 2.0 TFSI pode ser comprado por R$ 339.990.

Versões e preços
Q3 Prestige quattro 2.0 TFSI – R$ 273.990
Q3 Performance quattro 2.0 TFSI – R$ 290.990
Q3 Performance Black quattro 2.0 TFSI – R$ 315.990
Q3 Sportback Performance quattro 2.0 TFSI – R$ 315.990
Q3 Sportback Performance Black quattro 2.0 TFSI – R$ 339.990


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