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Farol da Bahia testa a Oroch Outsider 1.3 turbo 2024

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Farol da Bahia testa a Oroch Outsider 1.3 turbo 2024

Motor é o melhor ponto positivo mas picape deve itens de série

Por Marcos Camargo Jr.
Farol da Bahia testa a Oroch Outsider 1.3 turbo 2024
Foto:

A Renault Oroch é a picape compacta da Renault que em abril de 2022 ganhou um visual reformulado. Com a nova versão Outsider ela passou a usar motor 1.3 turbo TCE de 170cv que deu "vida nova" para a picape concorrente da Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Montana na linha de utilitárias sem chassi voltadas mais para o uso citadino do que rodoviário. 

No entanto, os números do mercado mostram que a Oroch ocupa uma "confortável" terceira posição nas vendas sem ter crescido ao longo do ano. Em 2023 a Oroch vendeu em média 1.000 unidades enquanto a Montana em média 2.500 unidades e a Toro, líder da categoria, 4.000 unidades.
Mas por que tendo um motor tão moderno as vendas ainda não deslancharam? O R7-Autos Carros rodou com a picape em um novo teste de uma semana para ver seus pontos positivos e negativos.

Motor potente

Vamos começar pelo motor. É um moderno quatro cilindros que entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol com 27,5 kgfm a 1.600 rpm para os dois combustíveis. A transmissão é automática do tipo CVT, que simula oito marchas. Esse propulsor confere uma boa arrancada e uma retomada consistente, o que é fundamental para quem carrega muito peso. No caso da pick-up da Renault, é possível levar tranquilamente 683 litros na caçamba, nível similar a dos concorrentes.

A Renault Oroch tem 4.719 mm de comprimento, 2.829 mm de entre-eixos, 1.834 mm de largura e 1.634 mm de altura. O ângulo de entrada é de 27,5 graus, o ângulo de saída é de 22,4 graus e o vão livre do solo é de 212 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 45 litros e o peso sendo capaz de levar 650kg ou 683 litros de carga.

Na prática o espaço da Oroch é bom para quem viaja à frente mas razoável para quem viaja atrás. E isso não é culpa do entre eixos mas do aproveitamento de espaço. Os bancos são elevados e o teto não é muito alto. Assim viagens no banco de trás podem ser desconfortáveis pelo baixo aproveitamento, uma limitação da plataforma B0 desses veículos Dacia como o Duster e a Oroch.

Itens de série Outsider

A opção Outsider traz alguns destaques ao contar com ar-condicionado digital e automático, sensor crepuscular e de chuva, capota marítima, santantônio tubular, alargadores de para-lamas, câmera de ré, faróis auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, rodas com acabamento diamantado, Star/Stop, limitador e controlador de velocidades, sensor de estacionamento, assistente de frenagem de urgência, freios ABS, além de ter uma central multimídia de 8 polegadas do tipo flutuante com espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto e carregador por indução de smartphones, entre outros equipamentos.
No entanto, considerando uma versão topo de linha a Outsider não traz como opção um farol LED, teto solar, uma câmera de melhor qualidade bem como pacote de itens de segurança como frenagem automática e alerta de ponto cego ou mesmo câmeras integrais para facilitar as manobras.

A Renault Oroch equipada com motor 1.3 chega aos 100 km/h em 9,8 segundos e chega aos 189 km/h de velocidade máxima
O consumo com etanol é de 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada. Com gasolina faz 10,5 km/l e 11 km/l na estrada.

O que falta na picape da Renault?

Na renovação da picape a Oroch ficou devendo ainda itens importantes. Falta regulagem de profundidade na direção que é assistida mas usa sistema eletrohidráulico que ninguém mais oferece. Assim, ela é mais pesada e muito indireta e a posição de dirigir não é muito fácil de encontrar para todas as estaturas especialmente os mais baixos.

O motor tem boa potência geral e a suspensão usa conjunto McPherson na frente e Multilink atrás de boa filtragem dos buracos, o que seus proprietários elogiam. Porém o câmbio bem sempre aproveita ao máximo a potência do motor e em alguns momentos o motor turbo demora a responder. 

Outro ponto de importância é sobre o painel da Oroch. Visualmente ele foi renovado com uma orientação de design mais reta. Porém, bem rústico apenas com forração para os apoios de braço. A multimídia melhorou na resolução, nos comandos, mas poderia ter câmera melhor e trazer mais comandos do carro e fica apenas em configurações simplificadas de alertas (que ela quase não tem). Além disso a Oroch traz apenas dois airbags.

Seria um conjunto interesante não fosse o preço de R$ 149.400. Geralmente a Renault oferece algumas campanhas de desconto mas o preço sugerido é esse e fica proximo de versões mais equipadas da Toro (como a Freedom que com CNPJ pode ser encontrada na faixa dos R$ 150 mil) e que traz diferenciais de um motor um pouco mais forte, pacote ADAS completo e seis airbags de série. A Montana é mais em conta e tem a mesma lista de equipamentos que a Oroch. Assim, fica fácil entender porque mesmo com tanto potencial a Renault não tenha deslanchado nas vendas com a Oroch. 
 

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