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Avaliamos a Ranger FX4 que tem visual renovado sem abrir mão de seus maiores atributos de motor potente e tração 4x4
Com um crescimento de 28% das vendas só no ano passado a Ford descobriu que diversificar modelos de um mesmo veículo é uma fórmula que funciona.
Desde o início de 2020 a Ford já lançou a Storm, Black e agora a FX4 no portfólio da Ranger. Com visual específico e o conhecido motor 3.2 turbodiesel o Farol da Bahia testou os atributos da Ranger em um primeiro contato com a novidade.
A versão FX4 tem um visual aprimorado mesclando itens em preto brilhante e os acessórios essenciais para aventuras fora de estrada. Vem com o logotipo em relevo “FX4” na tampa da caçamba, o adesivo lateral “4x4” estilizado mas vai além com itens exclusivos como rodas na cor preta, Santantonio, tubular, alargadores de pára-lama, grade preta e estribo. Vendidos separadamente estão itens como snorkel em fibra de vidro e as caixas organizadoras com capacidade de 42 litros. Baseada na versão XLT tem ainda bancos em couro com logotipo “FX4” e traz a conectividade do FordPass que permite comandos remotos pelo celular.
Na parte mecânica segue com o conhecido motor Duratorq 3.2 de 200 cv e 47kgfm de torque com câmbio automático de seis velocidades e tração 4x4 com reduzida. O motor conta com novo sistema redutor de emissões e inclui o tanque de Arla 32 para atender aos requisitos do Proconve L7.
A Ranger FX4 também conta com sistema Advancetrac com controle de tração e estabilidade, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga e oscilação de reboque além de assistente de fadiga e permanência em faixa, capacidade de imersão de 800mm. Vale lembrar que no próximo ano a Ranger deve ter uma nova geração que irá oferecer atualizações importantes mas que, por enquanto, segue com boa oferta de versões e propostas diferentes para cada perfil de consumidor.
Novo visual sem perder atributos off road
A nova proposta visual da Ranger adiciona mais uma opção de compra para quem gosta de uma boa pick-up 4x4 com um conjunto mecânico bem conhecido. Em um primeiro contato com a Ranger notamos que em termos de design ela cumpre seu objetivo: muita gente repara nos detalhes novos da FX4. Algumas pessoas perguntaram sobre “o kit” de personalização, que na verdade é uma versão nova da Ranger.
O estribo e o Santantonio em preto fosco, os alargadores de paralamas, a grade brilhante e detalhes dos pára-choques em preto combinaram bem com o estilo da pick-up quw tem proposta de 4x4 abrindo de mão de itens de segurança ativa disponíveis na Limited mas com estilo atualizado que combinou bem com sua proposta.
No mais, o motor Duratorq se mantém igual na prática e agora conta com sistema Arla para redução das emissões. Isso não mudou em nada o bom desempenho e aceleração da Ranger. Fora de estrada ela se mantém estável, forte e com auxílio da eletrônica com controles denominados “Advancetrac” que previne contra a perda de controle do motorista. Em frenagens, mantém a carroceria estável mesmo em movimentos bruscos.
Na multimídia, o sistema Ford Sync é o mesmo e os sinais da idade na Ranger começam a aparecer justamente no perfil do painel, no tamanho da multimídia e na ausência de alguns itens de conforto que devem ser corrigidos na próxima geração. Mas para quem deseja uma boa pick-up para o fora de estrada sem abrir mão de um estilo elegante a Ranger cumpre seu papel. O preço de R$ 289,9 mil pode subir mais R$ 2 mil ao adotar os pneus Pirelli Scorpion específico para o fora de estrada. Enquanto aguarda uma nova geração a Ford diversifica seu produto mais tradicional da linha para os fãs de uma boa utilitária com conforto de automóvel.
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