Farol da Bahia testa nova Honda Bros 2022
Trail de entrada ganhou alterações cosméticas na linha 2022
A motocicleta trail mais barata da Honda ganhou pequenas mudanças na linha 2022. Desde 2003 foram mais de 2,5 milhões de unidades vendidas em uma motocicleta versátil mantendo a economia da linha CG com 160cc combinada com suspensão ampliada e valente para os buracos da cidade ou trechos de estrada sem pavimento. A marca tem 11 pontos de venda na Bahia.
É verdade que a Honda Bros teve poucas mudanças mas preservou seus elementos principais como a suspensão de longo curso com 1800m na dianteira e 150mm na traseira. Há um novo conjunto de carenagem de farol, tanque de combustível e as aletas laterais redesenhados dando impressão de maior tamanho, trata-se apenas de um efeito visual. O tanque de combustível passa a ter capacidade de 12 litros e um novo desenho. O modelo está disponível nas cores vermelho, branco e preto.
Diante do piloto está o conhecido painel LCD Blackout digital, que mostra o conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta. Na versão 2022 não há itens como indicador de marcha, algo que aliás nenhuma moto do segmento traz.
Motor consagrado da CG
A mecânica da Honda Bros 160 não teve qualquer mudança: trata-se do motor monocilíndrico de quatro tempos arrefecido a ar 162,7 cm³, injeção eletrônica PGM-FI, que segue a tecnologia FlexOne, que desenvolve 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina combinada com transmissão de cinco velocidades tradicional com corrente.
O conjunto mecânico da Bros, especialmente a suspensão, fazem toda a diferença para enfrentar valetas e buracos do dia a dia. A Bros tem rodas aro 19, com garfo duplo de 180mm de curso na frente e monoamortecimento de 150mm na traseira e rodas de 17 polegadas.
O que fica faltando?
Entre as evoluções a Bros poderia ter freios ABS mas vem equipada com partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com Combined Brake System – CBS. Já a suspensão é de longo curso, o que proporciona uma pilotagem confortável e segura. Entre os detalhes que mudaram estão as “sanfonas” que protegem o garfo da suspensão dianteira, inspirada nas motos trail mais antigas.
Apesar da boa altura do solo e suspensão de longo curso o farol ainda é halógeno. A iluminação conta com refletor multifocal e as lentes de policarbonato mas poderia contar com LED. As luzes de direção também são halógenas.
Com a linha 2022 e as mudanças apresentadas o preço subiu um pouco: R$ 14.600, valor tem como base o Distrito Federal e não inclui despesas com frete ou seguro. Na prática o valor da Bros 160 no varejo DF chega a R$ 16 mil e na Bahia está em cerca de R$ 18,9 mil, valor que pode ser maior em outros estados. Como trail de entrada a maior concorrente da Honda Bros 160 é a Yamaha XTZ Crosser enquanto a Haojue não lança a NK 150, prevista para chegar ao país em 2022. São sete concessionárias da marca no interior da Bahia e outras quatro localizadas na capital.