Farol da Bahia testa o Fiat Cronos Precision 2022

Sedã concorrre com Onix Plus, Virtus, HB20S e Logan

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o Fiat Cronos Precision 2022

O mercado de sedãs compactos é especialmente importante na América do Sul, diferente de outros mercados onde os médios vão bem nas vendas. Em 2021 conforme a Chevrolet deixava de fabricar o Onix Plus por falta de pecas (a ausência levou a cinco meses sem produzir uma unidade) a Fiat avançou nas vendas com o Cronos. 

Desta vez o Farol da Bahia avaliou por uma semana o Cronos na versão Precision, que tem preços de R$ 94 mil nesta versão mais cara. O sedã da Fiat concorre com as versões topo de linha do Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S, Renaut Logan Iconic e com o próprio Onix Plus tem a seu favor o visual ainda atrativo e bom pacote de itens de série. 

Na linha Precision, o Cronos vem equipado com bancos de tecido, painel de instrumentos que mescla elementos analógicos e digitais, central multimídia Uconnect 7”, com tela de 5” e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay por cabo mas deve uma simples câmera de ré. Na versão 1.8 o carro ainda vem equipado com câmbio automático de seis velocidades. Apesar de não ter muito luxo o sedã da Fiat apresenta bom acabamento, com painel e tecidos das portas na cor vinho. O sedã ainda conta com ar-condicionado digital e se destaca pela boa montagem e qualidade do material usado. Mesmo com quase cinco anos de vida o painel e o estilo do carro continuam atuais o que é outro ponto positivo. 

Estilo italiano

Por fora está o conhecido design italiano com linhas mais agressivas que dão um tom de elegância para o sedã. Neste ano, o Cronos ainda recebeu o novo logo da Fiat e mudanças sutis na grade. Os faróis são do tipo halógeno, assim como as luzes auxiliares mas uma luz de posição em LED. Fechando o conjunto visual estão as rodas de liga-leve aro 15”.

Motor é um velho conhecido

Sob o capô a Fiat equipou o sedã com o propulsor 1.8 e-Torq de até 139cv e torque de 19,3kgfm, que trabalha junto a um câmbio automático de seis velocidades. Este conjunto mecânico também equipa as versões mais caras do Argo, do próprio Cronos, da picape Toro e dos modelos Flex do Jeep Renegade. Com dez anos de vida esse motor tem comportamento bem esperado. 

Cronos Precision na cidade e estrada 

Andando na cidade com o Fiat Cronos tanto o motorista quanto os passageiros podem contar com bastante conforto a bordo e um destaque para a harmonia do conjunto: há itens cromados, grade escura, roda com acabamento escuro entre outros elementos. 

Em 2021 o carro figura na quinta posição da categoria com pouco mais de 15 mil unidades comercializadas neste ano o Cronos até poderia vender mais. No entanto traz alguns poréns. 

Com 2,52m de entre-eixos o espaço interno não é o melhor da categoria. Longe disso. O banco traseiro é apertado, a coluna C ainda rouba um pouco da sensação de espaço e quando comparado com os concorrentes o Cronos fica devendo e muito neste quesito.

O porta-malas sim tem capacidade para 525 litros, o que o torna um dos maiores da categoria. O pecado foi só privilegiar muito o compartimento de carga em detrimento do espaço traseiro que o Cronos fica devendo.

A bordo do Cronos 

O motor 1.8 aspirado é antigo mas não é ruim. Um pouco mais pesado se mostra lento nas retomadas da cidade mas traz conforto mas estradas. Durante nosso teste dentro da cidade, registramos uma média de consumo de 7,3km/l com etanol. Já na estrada, foi perceptível o bom trabalho da suspensão deixando o carro estável em todo o percurso, incluindo as curvas. Neste trajeto a média de consumo foi de 8.4km/l, também abastecidos com etanol. Escalonado com o câmbio automático de seis marchas o trabalho conjunto é bom ao lado do motor etorQ. 

 

O preço de R$ 94 mil nivela o Cronos Precision  aos concorrentes. Mas poderia ficar nisso incluindo bancos em couro e também uma simples câmera de ré e alerta de ponto cego como o Onix por exemplo. Adicionando estes dois itens o preço do Fiat Cronos encosta nos R$ 100 mil, e aí supera o valor da concorrência encostando até no Virtus Highline. Por isso, talvez, seja fácil explicar porque mesmo no hiato do Onix Plus ele ainda não seja o líder.

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