Farol da Bahia testa o novo Ford Territory 2024

Avaliação do novo SUV medio que chega por R$ 209 mil

A volta do Ford Territoy ao jogo dos crossovers médios já começa a incomodar a posição de liderança de vários concorrentes. Com preço competitivo, novo design, melhor desempenho e nível de equipamentos aprimorado. Mas será que a compra desse novo modelo vale a pena? 

O Farol da Bahia testa a novidade que chega importada como outros carros da marca. E vale dizer que o Ford Territory é bem diferente do modelo que estreou aqui em 2020 exceto pela origem. Ele continua vindo importado da China fabricado pela Jiangling Motor Co., uma joint-venture entre a Ford e a própria JMC.

O Territory 2024 cresceu nas dimensões e ganha destaque com a linha de cintura que nasce nos farois afilados ao lado de uma grade bem mais destacada. A linha lateral é levemente ascendente e a traseira até um pouco genérica no desenho. Agora cresceu com seus 4,63m de comprimento, 2,72m de entre-eixos e 1,93m de largura com 1,70m de altura. É bem maior que o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross ou Volkswagen Taos.

Motor promete melhor desempenho

O motor continua sendo 1.5 turbo porém tem muitas evoluções. Embora seja 1.5 turbo como no antigo agora ele usa ciclo Otto de melhor desempenho e tem 169cv e 25,5kgfm de torque. Porém trocou um câmbio CVT convencional para um dupla embreagem automatizado de sete marchas banhado a óleo. O Ford Territory 2024 tem velocidade máxima limitada a 180km/h e faz 0-100km/h em 10,3s.

No desempenho é bem melhor mas muitos proprietários de Ford temem essa transmissão haja visto os problemas do passado que o câmbio rendeu aos donos de Ecosport e Focus. No entanto, trata-se de um outro câmbio bem mais evoluído e de terceira geração fornecido pela Magna (antiga Getrag).
 

Mais equipado

Por dentro, o Territory 2024 também evoluiu bastante. Há couro, material suave ao toque e imitação de madeira (um pouco fora de moda) combina com a proposta do carro. Ele realmente é grande também por dentro. Há duas telas digitais de boa resolução, câmbio com acionamento por botão, teto solar panorâmico, LEDs incluse para leitura, luzes ambiente e boa resolução nas câmeras. Com dois radares, ele tem pacote ADAS completo embora de ajuste um pouco difícil pela tela onde é preciso sair de alguns comandos para fazer tarefas simples como a climatização do carro.

A Ford sempre disse que a engenharia do Brasil aprimorou o Territory e por isso há novos sistemas como stop hidráulico nos amortecedores, buchas e pivôs de longo curso, um conjunto mais robusto e calçado por rodas aro 19.

Avaliação dinâmica 

O Ford Territory é maior ao vivo do que nas fotos tendo dimensões mais amplas que os concorrentes. O Territory é bem maior e mais alto porém a posição de dirigir é bem confortável e ampla. Quem olha do banco traseiro tem a sensação de estar em um carro ainda maior. O couro azul é a única opção no SUV médio que poderia também ter acabamento preto ao gosto do brasileiro. 

O Territory tem desempenho bem melhor com seus 169cv mesmo com 1705kg de peso. Ele é bem pesado mas fica leve com a calibração usada e o câmbio de dupla embreagem que é muito suave. A direção é mais comunicativa do que o esperado e até o molejo da suspensão é bem contido. 

A multimídia é boa apesar da dificuldade de acessar alguns comandos. E os modos de condução Normal, Eco, Esportivo e um Serra/Colina mudam bem pouco na prática a resposta do motor. Com 0-100km/h na faixa dos 10,3s, ele se mostra muito ágil até mesmo carregado. Falando em carga são 448 litros de porta-malas. E na prática parece maior pelo tamanho do compartimento.

O Territory 2024 também se mostra eficiente na frenagem, no funcionamento dos itens de série elogiados por toda a família e no desempenho do motor que rendeu em média 10,5km/l ao longo de uma semana. Para seu peso e porte é um bom consumo.

O Ford Territory 2024 é feito para vários mercados e agora chega ao Brasil pelo preço único bem competitivo de R$ 209,9 mil. Está na linha dos seus competidores porém com o nível de equipamentos que ele oferece, o ideal é comparar com modelos mais caros e assim se nota a vantagem do novo Ford disponível no país. Para um recomeço, o Territory surpreende pelo conjunto e pelo preço oferecido trazendo mais por menos investimento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!