Farol da Bahia testa o novo VW Delivery Express+

Caminhão urbano tem novo motor 3.0 turbodiesel e ficou mais equipado na linha 2022

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o novo VW Delivery Express+

Lider em vendas e concorrente dos consagrados Mercedes Accelo e Iveco Daily, a Volkswagen atualizou o caminhão compacto Delivery que traz elementos de uma pickup moderna e espaço para atender a crescente demanda por transportes urbanos com novo motor e itens de série a mais no pacote. Na linha 2022, o Delivery Express+ traz algumas novidades que o Farol da Bahia testou sob o tráfego intenso da cidade de São Paulo refletindo a realidade de boa parte das cidades do Brasil.

A grande vantagem de um veículo versátil está na possibilidade de ser conduzido por motoristas habilitados na categoria B, uma vez que o peso bruto total (PBT) do Delivery é de 3,5 toneladas. 

Mesmo design e novo coração 

O foco das alterações do Delivery está na motorização. Agora o motor é o 3.0 turbodiesel F1C fornecido pela Fiat Powetrain que desenvolve 156cv a 3.300rpm e bons 36,7kgfm de torque disponível em uma ampla faixa de torque: 1.300 a 2.900rpm. Com acerto específico para a Volkswagen, o motor está adequado ás normas do Proconve L7 que exige redução ainda maior nas emissões de poluentes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) diz ter reduzido as emissões de material particulado em 65% e 75% de óxidos de nitrogênio. Além disso, o propulsor usa ARLA32 em um reservatório contíguo ao tanque de diesel, e sistema EGR de recirculação de gases além do SCR. O câmbio não mudou mas teve as relações ajustadas e segue com seis marchas fornecido pela Eaton.

Em termos de suspensão, a dianteira tem sistema independente com molas helicoidais como nas pickups e a traseira usa eixo rígido com molas semielíptivas.

Agora o Delivery Express+ ganhou controles de tração e estabilidade e manteve o duplo airbarg frontal e ABS com distribuição de frenagem. O sistema de freio a disco e as rodas de 16 polegadas com pneus 225/75 R16C foram mantidos. 

Vale lembrar que apesar do foco profissional itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas bem como piloto automático e rádio com Bluetooth são itens de série. 

Carga útil 

Com PBT de 3.500kg, o Delivery é capaz de levar 1.400kg de carga útil. No entanto, a própria VWCO sabe que o excesso de carga é um problema e um hábito de boa parte dos frotistas. Assim, a marca diz que ele poderia suportar até 4.600kg de PBT sem danos ao sistema estrutural. 

Com duas opções de entre eixos (3,00m e 3,6m), o Delivery tem 5,4m de comprimento (ou 6,2m com entre-eixos ampliado), 2,37m de altura, 2.04m de largura.

Fácil de conduzir mesmo carregado 

O Delivery Express+ foi desenvolvido para a grande demanda por transportes ágeis nas grandes cidades. O Farol da Bahia testou a novidade em um percurso de 40km em vias urbanas com um pequeno trecho rodoviário.

O motor elástico e silencioso se mostra bem suficiente para o caminhão. Com saída curta, mantém o silêncio entregando força desde as baixas rotações. O veículo testado tinha lastro para permitir um teste real de sua capacidade de carga. A posição de dirigir é mais baixa do que o esperado e o auxílio dos retrovisores facilitam manobras bem como a condução do veículo pelas ruas. Outra facilidade é o assistente de partida em rampa que dá até 3s de tempo para acionamento do câmbio, o que facilita no uso cotidiano em ruas íngremes.

O câmbio é um pouco duro para quem nunca dirigiu um veículo desse porte e com curso mais longo para quem conhece o modo de guiar um Volkswagen mas a transmissão é bem precisa. Com frenagem precisa e um molejo bem parecido com o de uma pickup, cumprimos o trecho proposto pela Volkswagen com consumo médio de 9,1km/l entre cidade com trânsito bem travado e um pequeno trecho de estrada. 

O volante é quase horizontal e o assento revestido em couro (há opção de tecido) tem molas a gás que mantém o equilíbrio para o uso no dia a dia. Mantendo a simplicidade típica dos carros da Volkswagen o interior é funcional com destaque para o banco central que pode ser baixado para se converter em um porta-objetos além de suporte para latas e garrafas. Há tomadas 12V, 20 nichos para guardar itens como pranchetas, livros e pequenas bolsas e a ergonomia é boa. 

Para ter acesso à cabine, basta destravar o compartimento em uma alavanca interna, depois liberar com uma alça metálica externa e usar uma alça para elevar o compartimento de forma simples. Há sistema de amortecedores com uma trava para facilitar a manutenção e até mesmo a verificação do nível de óleo. 

Com um ano de garantia o Delivery Express+ tem como opção o sistema de telemetria RIO que mapeia o comportamento do motorista ao longo dos trajetos fornecendo relatórios detalhados para o frotista. Há cinco planos de mautenção distintos com revisões feitas a cada 20.000km rodados. O plano inclui cobertura até os 300.000km com trocas de óleo ou filtros e até itens de desgaste natural e manutenção corretiva. Os preços das revisões variam entre R$ 572,50 e R$ 1.321,50. 

Para manter a liderança no segmento a Volkswagen inova com um motor mais moderno que cumpre as exigentes regras de emissão. Nessa renovação, aproveitou para deixar o Delivery mais equipado e com mais itens de conforto para torná-lo competitivo apesar do preço mais alto: a partiri de R$ 257 mil.

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