Farol da Bahia testa o Volvo XC90 Ultimate: 7 lugares e até 23km/l

Modelo topo de linha tem 462cv e se mostra eficiente com baterias recarregadas

Mesmo com a estreia dos carros elétricos XC40 e C40 além do EX30, a Volvo segue oferecendo o XC90, modelo de grande porte com 7 lugares que estreou em 2015 e desde 2017 é vendido na versão híbrida. Isso não significa que ele tenha parado no tempo. Pelo contrário. Hoje a linha 2024 Ultimate traz novidades discretas mantendo a elegância do SUV de 7 lugares combinado com eficiência energética, como se fosse possível em um veículo com mais de duas toneladas. Na faixa dos R$ 563 mil ele é mais caro que a versão de entrada Plus de R$ 519 mil mas tem atributos que testamos ao longo de uma semana.

O XC90 se mostra um produto refinado mantendo seu padrão ao longo do tempo. Na versão Ultimate o acabamento de couro é na cor branca (na verdade é cinza claro denominado Gray Ash) o que amplia a sensação de espaço a bordo.

Embora use materiais reciclados como no plástico adotado nas forrações de portas, há emprego de madeira de reflorestamento, metal e couro além do cristal da alavanca de câmbio Orrefors. Para melhorar o acesso, os bancos tem ajuste elétrico incluindo o encosto de cabeça, os bancos deslizantes da segunda fileira e comandos fáceis e leves de manejar.
No painel, o destaque fica para a multimídia com sistema Google e há uma nova interface no painel com comandos mais claros. No entanto, a multimídia concentra muitos comandos como os controles de direção o que exige desviar o olhar caso o motorista queira mexer nos ajustes. O ideal é fazer sempre esses ajustes em casa, antes de sair.

Dimensões do Volvo XC90

O Volvo XC90 mantém suas dimensões generosas com 4,95m de comprimento, 2,08m de largura, 1,76m de altura e 2,98m de entre-eixos. As rodas tem aro 21 calçadas por pneus 275/50, o tanque tem 71 litros de capacidade e o porta malas tem 316 litros (7 lugares acionados)) ou 640 litros (5 lugares com a terceira fileira rebatida. O Peso é de 2.331 kg.
Consumo real do Volvo XC90
As últimas alterações no Volvo XC90 foram no sentido de deixá-lo mais econômico com motor traseiro elétrico de 145cv e 31kgfm de torque com uma bateria de 11kw que saiu de cena para uma de 18kwh mais densa capaz de rodar 71km/l sem gastar gasolina.

Combinado com o motor 2.0 turbo de 320cv e o câmbio automático de oito marchas, o Volvo XC90 Ultimate soma 462cv e 72kgfm de torque. É muita potência e força de tração integral a bordo do SUV sueco. Porém é preciso sempre recarregar as baterias para obter um consumo interessante. Ao longo do nosso teste registramos 23km/l usando na cidade chegando a 27km/l na estrada. Quanto mais carga na bateria, melhor é o consumo pois com pouca autonomia de bateria notamos que o próprio motor do carro começa a usar mais a propulsão a gasolina e o consumo caiu para 15,3km/l. Mas se o motorista não carregar o sistema elétrico terá um consumo perto dos 5km/l.

Itens de série

A Volvo sempre esteve na vanguarda da segurança e com o XC90 não é diferente. O pacote mantém todos os itens de assistência à condução com controle de cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem automática, assistente de manutenção do carro na faixa, alerta de fluxo cruzado, estacionamento autônomo além de alerta de ponto cego, farois em LED adaptativos, alerta de tráfego com leitor e placas, câmera de estacionamento 360 graus e um conjunto de 8 airbags incluindo sistema de acionamento das bolsas laterais em caso de capotamento.

Na prática, eficiência e conforto para rodar

O Volvo XC90 se mostra amigável com o motorista e passageiros graças ao conjunto mecânico de 462cv que levam com maestria os 2.300kg do SUV pelas ruas e estradas. No dia a dia em pequenos deslocamentos é possível rodar sem usar gasolina. No teste real rodamos 70km na cidade no modo elétrico, antes que o motor a combustão fosse acionado, o que atende 80% dos deslocamentos de um consumidor comum.

No entanto, fica claro  que é preciso manter sempre a bateria de 18kwh recarregada onde o consumo vai superar facilmente os 20km/l, consumo que poucos compactos conseguem alcançar. 

A atualização do sistema Google na multimídia tornou o equipamento mais simples de usar com comandos de voz, ajustes dinâmicos (que exigem atenção à tela) e som de ótima qualidade graças ao conjunto de 19 alto falantes incluindo tweeters e amplificador de 12 canais assinados pela Bowers & Wikins.

Para viajar, mesmo com 7 lugares acionados ainda é possível contar com o porta-malas que comportou quatro bolsas o que atende a expectativa de uma família facilmente. Embora custe R$ 563 mil, o Volvo XC90 ainda se mostra muito competitivo diante de produtos de marcas premium do mercado entregando conforto e muita eficiência com as baterias recarregadas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!