Farol da Bahia testa Peugeot 2008 série especial Skywalker

Modelo tem visual específico e bom motor THP de até 173cv

Pouca gente sabe mas o Peugeot 2008 THP é o modelo mais rápido do segmento de crossovers compactos. E engana-se quem pensa que o Jeep Renegade é o mais potente pois o Peugeot apesar dos 12cv a menos que o líder é bem mais leve e ganha na relação “peso potência”. E assim, a Peugeot que vem crescendo nas vendas tem neste modelo que vende 10% do volume do próprio Renegade traz atributos interessantes a bordo. Isso começa pelo motor 1.6 THP turbo de até 173cv.

O Farol da Bahia avaliou o Peugeot 2008 Skywalker, série limitada que teve apenas 310 unidades produzidas com detalhes e acabamento especial. 

O leitor atento pode indicar que neste segmento de crossovers compactos o Jeep Renegade agora com motor 1.3 turbo de 185cv é o mais potente. Mas a relação peso potência favorece o Peugeot 2008 que pesa 1.246kg. Nele, são 7,2kg/cv enquanto o Renegade tem 8,8kg/cv pesando 1.476kg. Assim, Peugeot é bem mais desenvolvo e surpreende no desempenho do motor 1.6 turbinado. 

Série Skywalker 

Feito para os fãs da saga Star Wars, o Peugeot 2008 Skywalker tem acabamento exclusivo cheio de detalhes especiais. Nas portas, traz o emblema da Aliança Rebelde, a assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna, a capa dos retrovisores e maçanetas ganham acabamento tom grafite e as rodas raiadas de liga leve de 16” trazem pintura Gris Anthra.

Por dentro há tapetes com a assinatura “Skywalker”, os bancos mesclam couro e tecido com costura cinza, a multimídia tem ícones com tom acobreado e o painel tem acabamento superior em cinza. 

Qualidade interna e espaço restrito  

Se por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas, o interior chama a atenção pela qualidade da montagem. O revestimento do teto é claro dando sensação de amplitude e o teto de vidro é panorâmico. Sensação é uma verdade presente no 2008. Apesar do porta malas de 355 litros que é apenas suficiente para a proposta, o entre-eixos do 2008 é de parcos 2,60m. Assim, ele continua apertado para quem viaja atrás embora tenha dimensões apropriadas para o segmento com 4,15m de comprimento, 1,73m de largura e 1,58m de altura. 

O Peugeot 2008 segue com alguns paradoxos fruto do estilo arrojado que a marca sempre deteve em seus modelos e ao mesmo tempo denuncia a idade do seu projeto. 

Há itens como o manche no lugar da alavanca comum de estacionamento, o teto amplo de vidro, seletor de modos de terreno “Grip Control” e até ar condicionado dual zone. No entanto, não há alerta de ponto de cego, alerta de frenagem, a multimídia mantém o ponto USB na moldura exigindo que o cabo fique pendurado no painel enquanto carrega e espelha o celular e o equipamento poderia ter resolução melhor da câmera e mais comandos do carro à disposição. Tudo isso é fruto do projeto antigo do 2008 que foi lançado aqui há sete anos e desde então segue quase sem nenhuma mudança relevante. 

Desempenho invejável 

Apesar dos pesares, o Peugeot 2008 é feito para quem gosta de dirigir. Bem diferente das versões de entrada com motor 1.6 aspirado, o modelo Skywalker que é baseado na versão Griffe tem motor 1.6 THP com 166/173cv e 24,5kgfm de torque disponível a partir de 1.750rpm. 

Mesmo com suspensão traseira controlada por eixo de torção, freios a tambor nas rodas traseiras e um conjunto dinâmico mais simples o Peugeot 2008 acelera como gente grande. O motor está sempre disposto a andar mais e mostra um bom casamento com o câmbio Aisin de seis marchas. Em termos de segurança o veículo tem seis airbags e controle de tração e estabilidade bem como os freios dianteiros com ABS.

Calibrado para o conforto, o Peugeot 2008 cumpriu uma agenda de duas viagens em uma semana. Percorrendo a estrada de São Paulo em direção a Santo Antônio do Pinhal, vizinha a Campos do Jordão, no vale do Paraíba, o Crossover da Stellantis cumpriu o trajeto com maestria incluindo uma boa performance nas curvas fechadas da serra da Mantiqueira.m

“Custo benefício” na potência e desempenho  

Enquanto esperamos a estreia do novo Peugeot 2008, que cresceu 15cm em relação ao modelo atual e ganhou a nova identidade visual no mercado europeu, o atual segue defasado no estilo e na lista de equipamentos. Porém, quem gosta de uma boa performance na direção irá investir menos que os concorrentes - R$ 121,9 mil - e terá nas mãos um Crossover ágil e de ótimo desempenho para superar o Jeep Renegade (na relação peso potência), e também concorrentes como Volkswagen T-Cross 250 TSI de 150cv e Chevrolet Tracker 1.2 turbo de 133cv. Quem gosta de acelerar irá se surpreender com o 2008. Ainda que ele receba em breve uma nova geração da qual se sabe bem pouco aqui no mercado brasileiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!