/

Home

/

Notícias

/

Autos

/

Farol da Bahia testa RAM 1500 Rebel com motor V8 de 400cv

Notícias
Autos

Farol da Bahia testa RAM 1500 Rebel com motor V8 de 400cv

Pick-up tem o motor mais forte entre os modelos vendidos oficialmente no país

Por Marcos Camargo Jr.
Farol da Bahia testa RAM 1500 Rebel com motor V8 de 400cv
Foto:

A RAM vem explorando muito bem segmentos de nicho entre as utilitárias à venda por aqui. Com todas as unidades esgotadas da 2500 e também da 1500 Rebel, o Farol da Bahia testou por cinco dias a maior pickup média do mercado brasileiro. Potente, de grandes proporções e com conforto de fazer inveja às concorrentes, a RAM 1500 Rebem vem com o grande motor V8 de 400cv alimentado por gasolina e não diesel como gosta o brasileiro. Mas o que ela tem de tão diferente?

A RAM 1500 Rebel ganhou três detalhes novos em seu conjunto: o sistema de iluminação por LED para a caçamba que leva tímidos 610kg “de carga”, o sistema de filtros de cabine padrão N95 que é mais eficiente bem como espelhamento de celulares Apple e Android sem fio são as novidades. No modelo avaliado, com som Harman Kardon de 900watts, controle de cruzeiro adaptativo e teto solar panorâmico, definitivamente a RAM 1500 Rebel não é um utilitário. E por ter peso bruto total inferior a 3.500kg, pode ser conduzida por motoristas habilitados para a categoria B.
 
Assim, a RAM 1500 Rebel está devidamente qualificada como um carro feito para passear. Mas exige (muito) espaço. São 5,92m de comprimento, 3,67m de entre-eixos e 2,08m de largura. Com 2,01m de altura, faz qualquer uma das concorrentes parecerem muito menores. E com 2.610kg, ela nem parece tão pesada graças ao consagrado conjunto mecânico.
 
Motor de 400cv 
 
Muita gente no Brasil pode até torcer o nariz pois o motor V8 HEMI da RAM 1500 Rebel bebe muita gasolina. Mas ela é fabricada nos Estados Unidos e segue o perfil do seu principal cliente que busca comodidade, torque elevado e muitos itens de conforto. O motor desenvolve 400cv e tem 56,7kgfm de torque com tração 4X4 associado ao câmbio automático ZF de oito marchas com controle de botão no painel, ao lado do seletor de tração.
 
Legal mesmo foi sair da cidade e ir rumo ao interior paulista onde a RAM 1500 se mostra desenvolta tendo o conforto como seu ponto positivo. A suspensão de curso longo lembra ainda os antigos carros nacionais como a linha Dodge Dart fabricada no país entre 1969 e 1981 bem como a pick-up D100, ambos com o velho motor V8 318. Nesta versão ela usa amortecedores Bilsten trabalhando com molas helicoidais para entregar equilíbrio em todo o tempo. Os pneus Falken mistos 276/65 R18 tem muita borracha para entregar conforto. Fora da estrada, em trechos de terra, a RAM literalmente ignora boa parte dos solavancos e mantém o equilíbrio para viajar com a família.Desenvolto, o motor da RAM Rebel V8 acorda rápido e tem acelerador sensível. Não raramente ela traciona para sair da imobilidade e requer cuidado. O freio de curso mais longo e o porte elevado requer cuidado nas manobras ainda que a pick-up tenha assistente de estacionamento, sistema de câmeras de alta resolução e sensores por todos os lados. Feito para entrar em drive-thrus nos Estados Unidos, aqui a RAM sofre com vagas curtas e estreitas no comércio de modo que o trajeto com ela deve ser estudado com calma.
 
O painel da RAM 1500 Rebel é vertical, bem como o volante e mesmo com um largo console central ainda há muito espaço para os passageiros. No banco traseiro que conta com espaço para objetos abaixo do assento, o piso plano e a boa largura entregam conforto e bom acesso graças às portas largas. Além disso, se por um lado a caçamba não é grande em capacidade, supera na praticidade com duas caixas adicionais chamadas “Ram box” com tampa e trava que podem servir de porta-bebidas ou porta-objetos e conta, inclusive com um dreno de borracha. O acesso à caçamba pode ser feito com o destravamento superior ou pela lateral, como na Fiat Toro, e ainda por um botão na chave.
 
A multimídia vertical de 12 polegadas ganhou novo sistema de processamento e promete maior rapidez. Funciona muito bem com inúmeros comandos dinâmicos, climatização e claro, entretenimento. Associada ao sistema de câmeras, facilita as manobras e conta inclusive com uma adicional próxima a altura do reboque, algo bem norteamericano uma vez que o uso de trailers por lá é bem comum.
 
Um veículo desse tamanho e com esse peso não será jamais econômico, ainda mais com a nossa gasolina que tem 27% de etanol na sua composição. Durante o nosso teste a RAM 1500 Rebel fez 5km/l na cidade e 6km/l na estrada segundo o computador de bordo. Gasta muito combustível, não tem grande capacidade de carga e é bem grande para os nossos padrões. Mas a experiência de dirigir uma pick-up assim é única pela entrega de muito conforto a bordo o que nos faz concluir que ela de fato não é um veículo de passeio. O preço da RAM 1500 Rebel 2022 é R$ 449 mil, R$ 20 mil a mais que a versão anterior, e por enquanto não há concorrentes de alta performance para ela no Brasil. Para este ano são esperadas a GM Silverado, Toyota Tundra e Ford F-150, todas já registradas aqui. Mas se de fato vão chegar é outra história deixando a RAM 1500 reinar absoluta com seu ronco envolvente do motor V8
 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102