Farol da Bahia testa Toyota Hilux SRX 2022: o que mudou ?

Pick-up lider em vendas ganha quatro novidades que podem passar desperdiças

A Toyota Hilux é a pick-up mais vendida do país há vários anos. No nordeste ela também lidera as vendas onde há um grande mercado para ela. Na linha 2022 ela ganha quatro novidades: som de alta performance e multimídia JBL, detector de pedestres e ciclistas da frenagem automática, ar condicionado digital automático dual zone e também câmera 360 graus. 

A Toyota apresentou em novembro deste ano a linha 2022 da Hilux estas quatro mudanças importantes e o Farol da Bahia avaliou a pick-up por uma semana na Versão SRX, a mais cara que custa elevados R$ 307 mil. Isso vai além da Amarok V6, Ranger Limited e da L200 de R$ 305 mil e muito além da S10 e Frontier que custam R$ 285 mil nas versões topo de linha. 

Com mudanças recentes a Hilux não teve alterações na linha 2022. A dianteira traz grade central com contorno cromado, os faróis são full LED com contorno cromado assim como os faróis auxiliares com moldura preto brilhante. As rodas são aro 19” com desenho exclusivo e acabamento diamantado para a versão e a parte traseira conta com lanternas com contorno em LED e luzes hálogenas. 

Por dentro, todo o acabamento mostra solidez sem exageros e há uma boa lista de itens de série. Com revestimento em couro parcial nas portas e painel, mas com tabelier em Plástico rígido a pick-up tenta justificar o valor elevado com os itens tecnológicos. Os bancos também são em couro e volante com bom acabamento tem comandos simples para multimídia, controle de cruzeiro adaptativo e cluster central digital com informações do computador de bordo, pressão dos pneus e informações do entretenimento sempre à mão. 

A multimídia com tela de 9” é da marca JBL, assim como os alto falantes da pick-up. Espelhamento para celular também está disponível, inclusive com opção sem fio mas o carregamento não é por indução como em Modelos bem mais em conta. Na linha 2022 há câmeras 360º que auxiliam o motorista na hora de manobrar a pick-up de 5,32m de comprimento, 3,08m de entre-eixos e 1,81m de altura. 

Sob o capô a principal mudança é que a Toyota descontinuou a motorização flex. Portanto, está disponível somente a 2.8 turbodiesel de 204cv e 50,9kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades com tração 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida. 

Por fim, a caçamba da Hilux tem capacidade de carga para até uma tonelada, fazendo jus a fama de “bruta”. O ponto de melhoria fica para a tampa da caçamba que não conta com amortecedores, deixando a peça pesada e “sem freio” na hora da abertura. 

Dia a dia

A Hilux se mostra uma boa opção para quem deseja uma pick-up para uso misto. Na cidade o modelo se comporta bem em aceleradas e retomadas, tornando simples ultrapassagens e agora com câmera 360º estacionar não é mais um problema. Ou melhor: o sistema ajuda a enxergar cantos vivos em um carro extenso e largo. 

Já nos trechos fora de estrada a pick-up tem comportamento agradável e desempenho suficiente para enfrentar lama, terra ou cascalhos com auxílio de tração integral ou sob demanda. No 4x4 os controles de tração são sentidos a todo momento dando ainda mais confiança para o motorista. Já no 4x4 reduzido, o torque é praticamente instantâneo, o que dá força suficiente para sair de qualquer situação. 

Em nosso teste a Hilux apresentou um consumo médio de 10,4km/l na cidade e 13,3km/l na estrada. 

As novidades do Toyota Safety Sense também ficam evidentes quando algum obstáculo surge na frente da pick-up e a frenagem de emergência é acionada com detecção de pedestres ou ciclistas e até de animais. O controle de cruzeiro adaptativo também caiu bem na Hilux durante as viagens.

Em resumo, a Hilux justificou ainda mais porque é líder absoluta de vendas do segmento mesmo com pequenos deslizes do acabamento simples e ausência de algumas tecnologias. Mesmo com seu elevado preço (R$ 306.990), a Hilux é uma boa opção em um mercado aquecido com Chevrolet S10, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok, Ford Ranger e Mitsubishi L200 especialmente nas versões topo de linha.


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