• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • “Farra do INSS”: Braço direito do senador Weverton Pereira deu “amplos poderes” para facilitador do "Careca do INS"

“Farra do INSS”: Braço direito do senador Weverton Pereira deu “amplos poderes” para facilitador do "Careca do INS"

Entre os poderes de Rubens Oliveira estava o de assinar contratos no nome do empresário Gustavo Gaspar

Por Da Redação
Às

Atualizado
“Farra do INSS”: Braço direito do senador Weverton Pereira deu “amplos poderes” para facilitador do "Careca do INS"

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O braço direito do senador Weverton Rocha (PDT-MA), o empresário Gustavo Marques Gaspar, assinou procuração dando “amplos poderes” para movimentação e saque de valores da sua empresa, GM Gestão Ltda, ao consultor Rubens Oliveira Costa, apontado como facilitador do Careca do INSS.

Segundo informações apuradas pela coluna Tácio Lorran do Metrópoles, a procuração foi registrada no Cartório JK, em Brasília, no dia 12 de março deste ano.

No documento está descrito que Rubens Oliveira pode representar a GM Gestão Ltda. em quaisquer estabelecimentos bancários, “com a finalidade de abrir, movimentar e encerrar contas”, “fazer depósitos, retiradas, transferências e aplicações” e “receber, emitir, assinar, endossar e descontar cheques”.

Além disso, há permissão ao consultor representar o empresário perante empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, e até mesmo assinar contratos.

Em nota, a defesa de Rubens afirmou que a relação entre ambos era unicamente profissional e que o economista foi contrato para sendo realizar consultoria empresarial.

Gaspar, por sua vez, complementou que nunca houve nenhum tipo de movimentação de valor para parte do consultor e que nunca recebeu vantagem envolvida de qualquer pessoa. Além disso, o empresário disso que o vínculo com o senador foi encerrado em 2023.

Entenda quem é quem:

  • Gustavo Gaspar: empresário dono da GM Gestão Ltda. Atuou como assessor do senado Weverton entre 2019 e 2023. Ele foi exonerado pelo parlamentar depois que o jornal O Estado de S. Paulo revelou que ele era um funcionário fantasma da Casa.
  • Rubens Oliveira: consultor financeiro descrito como facilitador, intermediador, operador financeiro e “carregador de mala” de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Ele era responsável por transportar os valores desviados para os destinatários finais, fazendo movimentações de valores entre pessoas físicas, jurídicas e entidades investigadas, além de lavagem de dinheiro.
  • Careca do INSS: como é conhecido Antonio Carlos Camilo Antunes, é lobista e um dos principais articuladores do esquema de desvio de recursos de aposentado e pensionistas. Ele foi preso pela Polícia Federal no dia 12 de setembro.  
  • Weverton Rocha: senador maranhense responsável pela indicação do diretor de benefícios do INSS, André Fidelis, o qual facilitava as fraudes. Ele também recebeu visitas do Careca do INSS em seu gabinete, mas impôs sigilo nos registros de entrada do operador.

 

A Farra do INSS é investigada pela Polícia Federal através da Operação Sem Desconto, que visa o combate ao esquema nacional de descontos não autorizados feitos por associações e sindicatos de aposentadorias e pensões. O inquérito subiu para o Supremo Tribunal Federal em decorrência da atuação de políticos com foro privilegiado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário