Fãs de filmes e séries? Confira as principais estreias de novembro no cinema e no streaming
Entre as produções mais aguardadas estão os nacionais Mussum, o Filmis e Ó Paí, Ó 2

Foto: Divulgação
Com a chegada de novembro, novas produções cinematográficas desembarcam nos cinemas e nas plataformas de streaming. E quem está em alta neste novembro de 2023 é o Brasil, afinal, das 14 estreias mais aguardadas do mês, cinco são de produções nacionais. Para você se programar, o Farol da Bahia mostra o que há de novidade. Confira!
Mussum, o Filmis – 2/11 (cinemas)
Mussum, o Filmis é uma cinebiografia brasileira dirigida por Silvio Guindane e roteirizada por Paulo Cursino, com base no livro Mussum - uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum - interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça (Carandiru, Travessia). Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por - além dele - Renato Aragão (Gero Camilo), Dedé Santana (Felipe Rocha) e Zacarias (Gustavo Nader). Também fazem parte do elenco os atores Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias e Cinnara Leal.
Toda Luz que Não Podemos Ver: Minissérie – 2/11 (Netflix)
Em Toda Luz que Não Podemos Ver, adaptação do romance best-seller de Anthony Doerr, as conexões mais fortes são as que nos guiam através da escuridão. A minissérie conta história de Marie-Laure (Aria Mia Loberti), uma menina cega que é forçada a escapar de sua casa, na França, por causa da invasão alemã ao país na Segunda Guerra Mundial. Ela e seu pai, Daniel (Mark Ruffalo), fogem para a casa de um tio levam consigo um diamante inigualável, o qual faz com que um oficial nazista os persiga. Como forma de resistência, pai e filha fazem transmissões de rádio clandestinas. Dessa forma, Marie-Laure acaba conhecendo Werner (Louis Hofmann) um adolescente que precisou se alistar no exército alemão, sua missão é, justamente, ir atrás de fugitivos do regime de Hitler. No entanto, os dois jovens que se veem em lados opostos da guerra acabam estabelescendo um laço que se cruza ao longo dos anos.
Quiz Lady – 3/11 (Star+)
Em Quiz Lady, Anne - uma mulher obcecada por programas de quiz - e sua irmã distante, Jenny, devem trabalhar juntas para ajudar a cobrir as dívidas de jogo de sua mãe. E quando o querido cachorro de Anne é sequestrado, elas partem em uma jornada intensa pelo país para conseguir o dinheiro. Para fazer isso, elas devem aproveitar o conjunto de habilidades de Anne, transformando-a na campeã de game show que ela está destinada a ser.
Taylor Swift: The Eras Tour – 3/11 (cinemas)
Taylor Swift: The Eras Tour é a gravação dos shows da The Eras Tour, performada pelo fenômeno mundial Taylor Swift. A cantora lançou seu primeiro álbum em 2006, enquanto ainda estava associada à gravadora Big Machine Records. O filme documenta três apresentações de Swift no SoFi Stadium, durante a turnê mundial de 2023/2024 - sexta na carreira de Taylor. Com direção de Sam Wrench e produção da própria cantora, o longa bateu o recorde de 37 milhões de dólares em seu primeiro dia de pré-vendas nos Estados Unidos. O show possui mais de três horas de duração, e conta com um setlist formado por 44 músicas.
Invencivel – 2ª temporada – 3/11 (Prime Video)
Baseada na série homônima de quadrinhos criada por Robert Kirkman (The Walking Dead), Invincible acompanha Mark Grayson, um adolescente que tenta levar uma vida comum, exceto por um pequeno detalhe: ele é filho do super-herói mais poderoso da Terra. Conhecido como Omni-Man, seu pai veio de uma raça alienígena chamada Viltrumites para proteger o planeta. Pouco depois de seu 17º aniversário, Mark começa a desenvolver seus próprios poderes, incluindo superforça, velocidade, vôo, cura rápida e alguma invulnerabilidade. Agora, o jovem vai precisar de seu pai para aprender a controlar suas habilidades. Mas ele logo descobre que o legado familiar é mais sombrio do que imaginava.
Os Bucaneiros – 8/11 (Apple TV+)
Em Os Bucaneiros, um grupo de garotas ricas dos Estados Unidos parte rumo à Londres para participarem da clássica temporada de debutantes e encontrar bons casamentos na elite inglesa. A série se passa e época de 1870 e é baseada do romance homônimo e inacabado da autora Edith Warton. Na produção de Kate Jakeways, seis jovens de famílias de "novos ricos" americanos viajam para o outro lado do mundo, acompanhadas da rígida Senhorita St.George (Christina Hendricks) em busca de maridos ricos e de fazer parte da antiga aristocracia londrina. Dramas, escândalos, romances e tensões são apenas o começo desse choque cultural.
As Marvels – 9/11 (cinemas)
Carol Danvers (Brie Larson), também conhecida como Capitã Marvel, precisa lidar com consequências não intencionais que a levam a carregar o fardo de um universo desestabilizado. Quando seus deveres a enviam para um buraco de minhoca anômalo, seus poderes se entrelaçam com os de outras duas super-heroínas, as envolvendo em um misterioso fenômeno, fazendo com que elas troquem de lugar sem entender a causa para tal. Assim nascem As Marvels: a superfã Kamala Khan (Iman Vellani), também conhecida como Ms Marvel, e a sobrinha afastada de Carol, agora astronauta do S.A.B.E.R, capitã Monica Rambeau (Teyonah Parris).
DNA do Crime – 14/11 (Netflix)
DNA do Crime reconstrói crimes reais que aconteceram no Brasil. Protagonizada por Rômulo Braga, Thomás Aquino e Maeve Jinkings, série tem o maior orçamento da Netflix entre as produções nacionais. A trama reconta o roubo de um carro forte na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, crime real que aconteceu em 2017.
Ó Paí, Ó 2 – 15/11 (cinemas)
Sequência de Ó Pai, Ó (2007), o longa dirigido por Viviane Ferreira marca o retorno de Lázaro Ramos como "Roque", ao lado de uma nova geração de personagens, filhos dos moradores do velho cortiço no Pelourinho, que entram na luta pela causa negra de forma bem humorada e regada a música e poesia. Mais de uma década se passou entre os dois filmes e o cortiço de Joana continua carregado de festas, fofocas e confusões. Agora, Roque está prestes a lançar sua primeira música e acredita que vai se tornar um artista de sucesso. Dona Joana segue lidando com o luto pela perda de seus dois filhos e com a convivência conflituosa com os inquilinos. E Neusão perdeu seu bar para uma turma de caráter duvidoso.O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos.
Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes – 15/11 – (cinemas)
Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.
The Crown: Temporada 6 – Parte 1 – 16/11 (Netflix)
Em The Crown, a filha do rei George VI (Jared Harris), Elizabeth II (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiro-ministros. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos vêm grandes responsabilidades. A pressão das obrigações com a coroa afetam completamente sua vida pessoal e Elizabeth precisa colocar suas prioridades em ordem para cumprir suas funções como rainha da Inglaterra. Ao decorrer dos anos, Elizabeth II ganha experiência e passa a reinar com certa facilidade, aprendendo o que é necessário para ser líder da monarquia britânica. Enquanto sua família cresce, ela e seu marido, príncipe Phillip (Matt Smith) exigem deles uma imagem exemplar para a população inglesa, colocando os interesses da coroa sempre em primeiro lugar.
Anderson Spider Silva – 16/11 (Paramount+)
A série biográfica Spider narra a história de um dos mais importantes atletas da MMA mundial. Nascido em São Paulo, Anderson Silva foi criado pelos tios na periferia de Curitiba e, ainda criança, praticava Taekwondo, Jiu-Jitsu e Muay Thai. Não demorou muito para que Anderson se destacasse no esporte e, eventualmente, conquistasse faixa preta em todas essas práticas de artes marciais. A produção mostra a infância de Anderson, até o início de sua carreira, quando ingressou no mundo da luta profissional e a grande conquista do primeiro título no Japão. Anderson Silva se tornou o maior campeão da história do MMA, defendendo o cinturão com um cartel perfeito, não perdendo uma luta por sete anos.
Amar é Para os Fortes – 17/11 (Prime Video)
Baseado no sétimo álbum homônimo do artista Marcelo D2 e no média-metragem de mesmo nome, a série Amar é para os Fortes denuncia a violência da polícia no Rio de Janeiro, seguindo a rotina de duas famílias negras que precisam lidar com o luto e a injustiça, mas em lados opostos da história. Com uma operação policial que acontece no Dia das Mães, o destino de Rita e Edna acaba se entrelaçando por meio de uma tragédia. Rita perde seu filho Sushi, de apenas 11 anos, para violência polícia em uma das comunidades do Rio, enquanto Edna, é mãe de Digão, o policial que assassinou a criança. As duas embarcam em uma luta por justiça e redenção, necessitando encarar a corrupção policial e a lentidão do sistema judiciário. Em contrapartida, o artista plástico Sinistro, ao lado da comunidade da Maré, apoia Rita em sua luta por justiça.
Round 6: O Desafio – 22/11 (Netflix)
Baseado na famosa série coreana Round 6 da Netflix, o novo Reality Show Round 6: O Desafio, reúne 456 competidores de diferentes partes do mundo em uma batalha de sobrevivência, visando a chance de levar o prêmio acumulado de US$ 4,56 milhões, o maior prêmio em dinheiro da história de um reality show. Em uma série de disputas, os jogadores podem formar alianças e criar estratégias que facilitem seu desempenho. Testando seus limites, os competidores serão capazes de qualquer coisa para vencer, inclusive trair seus aliados.