Fãs e familiares se despedem de Preta Gil em cerimônia no Theatro Municipal do Rio
Velório reuniu público, amigos e artistas em homenagem à cantora

Foto: Reprodução
Amigos, familiares e fãs participaram nesta sexta-feira (25) da despedida de Preta Gil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cantora, que morreu no último domingo (20) em Nova York, aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino, foi velada em cerimônia aberta ao público, seguindo seu desejo.
O velório começou às 9h30, com centenas de admiradores formando filas do lado de fora, em área organizada pela prefeitura para a despedida. A cerimônia foi encerrada por volta das 14h.
Coroas de flores enviadas por amigos, autoridades e fãs ocuparam o saguão do teatro, incluindo uma homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja. Entre as mensagens, destacou-se: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra a sua luz”.
A trilha sonora do velório contou com músicas alegres escolhidas pelo apresentador Gominho, amigo próximo de Preta, que montou a playlist em homenagem à artista.
Diversos artistas estiveram presentes na cerimônia, como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Carolina Dieckmann, Tiago Abravanel, Margareth Menezes, Sabrina Sato, Malu Mader e Luís Miranda. O último relacionamento de Preta, O Kannalha, também compareceu ao local.
Francisco Gil, filho único da cantora, participou do velório acompanhado da namorada, Alane Dias. Gilberto Gil, pai de Preta, chegou ao Theatro Municipal no final da cerimônia para a despedida.
Em sinal de respeito, alguns familiares e amigos utilizaram camisas com a imagem de Preta Gil e a frase “Preta tudo. Amor sempre foi ação”, enquanto outros vestiram roupas brancas, cor tradicional de luto no Candomblé.
Posterior ao velório, o corpo de Preta foi levado ao Cemitério e Crematório da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro.