Fazer cocô a cada 3 ou mais dias está relacionado ao declínio cognitivo

Atualmente, cerca de 16% da população adulta mundial sofre de constipação

[Fazer cocô a cada 3 ou mais dias está relacionado ao declínio cognitivo]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa divulgada durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, em Amsterdã, na Holanda, revelou que indivíduos que sofrem de constipação crônica, caracterizada por evacuações a cada três dias ou mais, têm um risco 73% maior de apresentar declínio cognitivo subjetivo. A informação é da CNN.

“Nosso estudo forneceu evidências inéditas que examinaram um amplo espectro de frequência de evacuação”, disse o Dr. Chaoran Ma, primeiro autor da pesquisa e professor assistente do departamento de nutrição da Universidade de Massachusetts Amherst. “Ficamos surpresos com a força das associações, especialmente para aqueles com movimentos intestinais pouco frequentes”, completou. 

Cerca de 16% da população adulta mundial sofre de constipação, mas é ainda mais comum entre os idosos. Já a constipação crônica tem sido associada à inflamação e distúrbios mentais, como ansiedade e depressão, mas há muitas perguntas sem resposta sobre a relação entre a saúde digestiva e a função cognitiva de longo prazo.

Para encontrar algumas respostas, os autores avaliaram mais de 112.000 adultos que participaram do Nurses’ Health Study, do Nurses’ Health Study II e do Health Professionals Follow-Up Study. Os dois primeiros estudos investigaram os fatores de risco para as principais doenças crônicas entre as mulheres na América do Norte, enquanto o último estudo está analisando os mesmos tópicos, mas para os homens. 

Os autores da pesquisa mais recente coletaram dados sobre a frequência de evacuação dos participantes de 2012 a 2013, autoavaliações da função cognitiva dos participantes entre 2014 e 2017 e detalhes sobre a função cognitiva medida objetivamente de alguns participantes entre 2014 e 2018.

Em comparação com pessoas que faziam cocô uma vez por dia, os participantes constipados tinham uma cognição significativamente pior, equivalente a três anos a mais de envelhecimento cognitivo cronológico, descobriram os autores. 


Comentários