• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • FBH cobra posicionamento do Ministério da Saúde por causa da falta de medicamentos para pacientes graves de covid-19

FBH cobra posicionamento do Ministério da Saúde por causa da falta de medicamentos para pacientes graves de covid-19

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde requisitou os estoques da indústria de medicamentos para suprir a demanda do SUS

Por Da Redação
Às

FBH cobra posicionamento do Ministério da Saúde por causa da falta de medicamentos para pacientes graves de covid-19

Foto: Reprodução

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) cobrou providências ao Ministério da Saúde por causa da falta de medicamentos para atendimento a pacientes graves de covid-19. Em nota, a Federação afirma que "a pressão sobre os profissionais de saúde que estão na linha de frente não pode aumentar pela falta de medicamentos para atendimento dos casos mais graves da Covid-19", e pede que a pasta interfira "urgentemente" para "sanar as dificuldades para manutenção dos estoques de medicamentos necessários para intubação e tratamento". 

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde requisitou os estoques da indústria de medicamentos para suprir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida afetou a rede particular. Em carta aberta, a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) declarou que em algumas unidades, os estoques podem se esgotar ainda neste fim de semana. 

"A falta iminente de medicamentos necessários para o atendimento aos pacientes graves acometidos pela Covid-19 na rede privada de hospitais deve ser alertada por se tratar de situação atual de emergência em saúde no país. 

O que está em risco é a manutenção da vida humana, direito de todo cidadão brasileiro que não pode ser violado por problemas de gestão na fabricação, aquisição e distribuição de medicamentos. A pressão sobre os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, que tem provocado a fadiga, o cansaço, não pode aumentar pela falta de medicamentos para atendimento dos casos mais graves da Covid-19, sob pena de comprometer também a saúde destes nossos incansáveis profissionais. 

A Federação Brasileira de Hospitais/FBH soma-se à demais representações dos hospitais privados e solicita ao Ministério da Saúde e demais gestores de saúde que interfiram urgentemente para sanar as dificuldades para a manutenção dos estoques de medicamentos necessários para intubação e tratamento da Covid-19 em níveis normais. 

Adelvânio Francisco Morato Presidente da Federação Brasileira de Hospitais/FBH".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário