Fecomércio-BA projeta queda de 29% nas vendas para o período do Dia dos Namorados
As pessoas devem procurar alternativas e, em grande parte, passa pelo e-commerce e por aplicativos de entrega, diz especialista

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A Fecomércio-BA prevê para o varejo, no dia dos namorados, um faturamento de 29% a menos do que o mesmo período do ano passado. Foi projetado o desempenho das vendas para os 12 primeiros dias de junho, nas atividades mais sensíveis. O cálculo indica como deve ser o ritmo de consumo no período.
Segundo o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze, a expectativa é de um faturamento de R$ 1,12 bilhão em setores como vestuário, eletroeletrônicos, farmácias e perfumarias, além dos supermercados. O valor estimado é 29% inferior ao visto no ano passado. Significa uma perda de R$ 450 milhões no período.
“Vale lembrar que no ano passado, o resultado também foi negativo, mas uma variação mais modesta de -4,5%”, destaca.
Para o especialista, o desempenho desfavorável atual é resultado de vários fatores como a quarentena com lojas fechadas, aumento do desemprego e redução da renda, além da priorização dos gastos essenciais e acesso ao crédito de forma mais restrita.
Entretanto, mesmo com o impedimento da utilização desses locais para o evento, as pessoas devem procurar alternativas e, em grande parte, passa pelo e-commerce e por aplicativos de entrega.
“As comemorações serão feitas com pedidos de comida em casa, entrega de flores, presentes como roupa ou perfume enviados pelos correios etc. Nada que venha contrabalancear a perda do comércio em geral, mas pelo menos gera um pouco de faturamento para as empresas que estão buscando alternativas de vendas”, avalia Guilherme Dietze.