Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia externa preocupação com alta de combustíveis

Segundo a entidade, a produção rural fica onerada com elevação de custos

[Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia externa preocupação com alta de combustíveis]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) divulgou uma nota nesta quarta-feira (16) em que externa a sua preocupação diante da alta no custo do petróleo e, consequentemente, do aumento dos preços dos combustíveis, que nos últimos dois anos subiu em quase 70%.  

No texto, a FAEB pontua que todas as cadeias produtivas sofrem, seja direta ou indiretamente, por causa dos impactos da alta nos preços dos produtos. "A produção rural, que acontece essencialmente longe dos centros de beneficiamento e consumo, fica extremamente onerada com a elevação dos fretes, além dos outros custos que sobrecarregam o setor, na medida em que os insumos e demais fontes de energia necessários à produção, sobem por altos índices e pelos mesmos motivos, encarecendo os alimentos", diz o trecho. 

Em outro momento da nota, a entidade também comenta sobre a aprovação do Congresso Nacional pelo projeto referente à cobrança única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"É uma demonstração de que a preocupação com os altos custos dos combustíveis e com a inflação está presente nos Poderes da República, demandando que as demais esferas governamentais se juntem neste esforço para implementar a Norma Legal", diz.

Leia o texto na íntegra

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia - FAEB, na condição de representante dos produtores rurais do Estado, vem externar sua preocupação com a alta sistemática do custo de petróleo no mundo e, consequentemente,
aumento dos preços dos seus derivados no mercado interno, que nos últimos dois anos subiu cerca de 70%.

Todas as cadeias produtivas sofrem, direta ou indiretamente, em maior ou menor proporção, os impactos da alta dos combustíveis, contudo, a produção rural, que acontece essencialmente longe dos centros de beneficiamento e consumo, fica extremamente onerada com a elevação dos fretes, além dos outros custos que sobrecarregam o setor, na medida em que os insumos e demais fontes de energia necessários à produção, sobem por altos índices e pelos mesmos motivos, encarecendo os alimentos.

A iniciativa do Congresso Nacional em votar o Projeto de Lei nº 11/20, referente à cobrança única do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustível, sancionado integralmente na Lei nº 192/2022, é uma
demonstração de que a preocupação com os altos custos dos combustíveis e com a inflação está presente nos Poderes da República, demandando que as demais esferas governamentais se juntem neste esforço para implementar a Norma Legal.

O Setor Rural confia que os Governantes serão sensíveis e saberão, com o necessário equilíbrio, adotar as medidas adequadas a minimizar os custos elevados e crescentes dos combustíveis, em benefício da economia e de toda a sociedade.


Comentários