Federal Reserve eleva taxa de juros dos EUA em 0,75 ponto percentual

Essa é a quinta alta consecutiva neste ano

Por Da Redação
Às

Federal Reserve eleva taxa de juros dos EUA em 0,75 ponto percentual

Foto: Reprodução/Pixabay

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou nessa quarta-feira (21), que elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Com isso, ela passa do intervalo de 2,25% a 2,5% ao ano para 3% a 3,25%. Essa é a quinta alta consecutiva neste ano. Com o aumento divulgado hoje, o Fed manteve o ritmo de alta dos juros das duas reuniões anteriores, que já haviam sido o maior aumento desde 1994.

Após a reunião desta quarta, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) indicou que deve continuar elevando a taxa nos próximos encontros  e que as altas podem ser grandes. "O Comitê estará preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir o Comitê de atingir seus objetivos", diz o órgão em comunicado.

Novas projeções do Fed mostram a taxa básica de juros subindo para 4,40% até o final deste ano, antes de atingir 4,60% em 2023. Já as estimativas para o PIB mostram que a economia norte-americana deve crescer 0,2% este ano, e 1,2% em 2023. As altas de juros nos Estados Unidos tendem a se refletir em alta na cotação do dólar no Brasil, uma vez que há saída da moeda do país, com o objetivo de buscar a melhor remuneração lá fora. Mas essa elevação já era esperada pelos investidores. Assim, a divulgação da decisão do Fed não provocou movimentos mais acentuados na cotação do dólar nesta quarta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário