• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Feira de Santana terá oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança em homenagem a Bel da Bonita

Feira de Santana terá oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança em homenagem a Bel da Bonita

Atividades serão realizadas entre 14 e 31 de outubro, no Museu Casa do Sertão, e vão celebrar o legado do músico baiano

Por Da Redação
Às

Feira de Santana terá oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança em homenagem a Bel da Bonita

Foto: Eduardo Quintela

Feira de Santana vai receber, entre os dias 14 e 31 de outubro, uma série de oficinas gratuitas de percussão, instrumentos de corda e dança, em homenagem ao músico e produtor Bel da Bonita, que morreu em abril deste ano, aos 52 anos. As atividades fazem parte do projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” e acontecerão no Museu Casa do Sertão, localizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de um formulário digital. Cada oficina contará com até 15 participantes, que receberão certificação de atividade de extensão emitida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto é voltado prioritariamente para mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. A programação inclui seis encontros presenciais, com oficinas, ensaio coletivo e apresentação final aberta ao público.

Programação

14/10 – Abertura com ajeum e exibição de vídeos e depoimentos sobre Bel da Bonita
16 e 21/10 – Oficinas de percussão com Amandêra Novais, abordando pandeiro, conga, ganzá, cabaça, pratos de esmalte e prática de “parmeado”
23/10 – Oficina de instrumentos de corda com Daniel da Quixabeira (violão, cavaquinho, contrabaixo e outros) e oficina de dança de samba de roda com Flávia Maisuma Silva
30/10 – Ensaio geral com os participantes
31/10 – Encerramento com ajeum e apresentação aberta ao público, com mestres locais e alunos

Idealizado pelo produtor musical Pedro Lucas Pires (Lerry) e pelos artistas Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio, o projeto busca formar novos sambadores e sambadeiras, fortalecer a tradição do samba de roda rural do sertão baiano e difundir suas variantes.

Quem foi Bel da Bonita

Natural de Feira de Santana, Bel da Bonita foi músico, compositor, produtor e diretor de videoclipes. Autodidata, começou a tocar ainda na juventude e construiu uma carreira de mais de 30 anos na música e no audiovisual. Ele integrou a Banda da Paz e acompanhou nomes como Gilberto Gil, Dominguinhos, Nando Cordel, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Em 2006, fundou o grupo Africania, que mistura ritmos afro-brasileiros, nordestinos e afro-jazz. O grupo lançou sete discos e compôs trilhas para filmes.

O projeto “Raízes do Samba de Roda Rural” também se inspira no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do Africania, e propõe uma reflexão sobre as conexões entre o samba de roda e outras estéticas musicais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário