Fenae faz alerta sobre empréstimos em cenário de elevado desemprego
Mapa de Endividamento produzido pela Serasa mostra que cerca de três em cada dez brasileiros estão inadimplentes e sem trabalho

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, classifica como "bomba de efeito retardado" o lançamento da linha de empréstimo para negativados, oferecida pela Caixa Econômica Federal. O empréstimo, a juro de 1,95% a 3,65% ao mês, faz parte do pacote de linhas de créditos lançados pelo banco.
“Uma pessoa ou família que comprometa quase metade do rendimento mensal com empréstimo terá condições de honrar a dívida e ainda sobreviver neste contexto econômico? Estamos falando de rendas baixas e que podem ficar bem menores com a contratação de dívidas”, questiona o presidente da Federação.
O presidente da Fenae ressalta que o problema não é a concessão de crédito à população. O alerta é para o que ele classifica como “combinação de extremo risco” tanto para quem contrai o empréstimo quanto para o próprio banco público.
Dívida dos brasileiros
O mais recente Mapa de Endividamento produzido pela Serasa mostra que cerca de três em cada dez brasileiros estão inadimplentes e sem trabalho. O levantamento também revela: o número de devedores no país atingiu 65,17 milhões de pessoas e um volume de débitos da ordem de R$ 263 bilhões, em janeiro. Por segmento, os principais débitos continuam sendo com bancos/cartões [28,6%].
De acordo com o Banco Central, o endividamento brasileiro somou 79,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em janeiro.