Festas de pré-carnaval terão reforço na segurança com mais de 3 ml policiais militares
Expectativa de público é de um milhão de pessoas para cada evento.

Foto: Ascom/ PMBA
Cerca de 3.059 policiais militares estão escalados para atuar no esquema de segurança durante o Furdunço (7), o Fuzuê (8), a Melhor Segunda-Feira do Pré-Carnaval (9) e o Pipoco (10). A informação foi divulgada nesta semana, pela Polícia Militar da Bahia.
Segundo a corporação, com base nos anos anteriores, a expectativa de público é de um milhão de pessoas para cada evento.
A Operação Furdunço será realizada durante o evento, que inicia no amanhã (7), das 13h às 4h de domingo (8), com um efetivo exclusivo de 818 policiais. O trajeto é conhecido como Circuito Orlando Tapajós e é percorrido no sentido contrário ao do Circuito Dodô, com início na Ondina, finalizando no Farol da Barra. Já a Operação Fuzuê, que tem o mesmo trajeto, inicia no domingo (8), a partir das 13h e finaliza às 3h de segunda-feira (9), com efetivo 747 policiais militares.
Os agentes atuarão em patrulha, radiopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento montado com o uso de viaturas duas e quatro rodas, bases móveis, cavalos, aeronave e drone. Além disso, no circuito da festa, estarão montadas estruturas como 20 Pontos Elevados de Observação (PEO), que facilitarão a visualização e atuação da tropa, e nove Portais de Abordagem, com o objetivo de impedir a entrada de objetos proibidos.
Já a Operação Melhor Segunda-Feira, inicia às 15h de segunda (9) e finaliza às 3h de terça-feira (10), contando com 747 policiais. O evento tem como atração o cantor Xanddy, que puxará um trio elétrico no circuito Ondina/Barra. Na sequência, a Operação Pipoco fecha o último evento pré-carnaval, programada para iniciar às 15h de terça-feira (10), até às 3h de quarta-feira (11), com o cantor Léo Santana, também no circuito Ondina/Barra, com efetivo de 747 militares.
A atuação é de responsabilidade do Comando de Policiamento Regional da Capital Atlântico (CPRC-A), através da 11ª CIPM, e conta também com o efetivo do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAP), da Academia de Polícia Militar (APM) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).


