/

Home

/

Notícias

/

Gastronomia

/

Festival reúne pratos de chefs soteropolitanas em shopping

Notícias
Gastronomia

Festival reúne pratos de chefs soteropolitanas em shopping

'Donas do Sabor' fomenta rota turística gastronômica de Salvador

Por Da Redação
Festival reúne pratos de chefs soteropolitanas em shopping
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A riqueza da culinária baiana, formada pelo sincretismo cultural das gastronomias indígena, africana e portuguesa, é reconhecida no mundo inteiro. Em Salvador, as cozinhas, muitas vezes comandadas por mulheres, são sinônimo de cultura e ancestralidade. Com o objetivo de tornar esse universo gastronômico mais conhecido e atrair visitantes nacionais e internacionais, através da potencialização das mulheres que dominam a culinária baiana,  a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Women on Food, promove o Festival Donas do Sabor.

Ao longo do mês de novembro, o projeto Donas do Sabor terá alguns desdobramentos visando a formação de uma grande rede de mulheres empreendedoras, chefs de cozinha ou que comandam um restaurante em Salvador. Uma das ações da iniciativa abrange uma websérie de cinco episódios, que é transmitida através do YouTube (aqui)

Sucesso nas redes sociais, a websérie vem deixando muitas pessoas com água na boca. A boa notícia é que quem está acompanhando os episódios não precisa ficar mais desejando os preparos das chefs soteropolitanas. Isso porque o Restaurante Conceito Donas do Sabor já está em funcionamento na área gourmet do Shopping Barra, no andar térreo, das 11h às 23h.

O menu comercializado no local é composto pelas receitas desenvolvidas pelas chefs que estão sendo apresentadas na websérie. O restaurante, inaugurado nesta semana, é comandado pelas sócias Elaine Hazin, Paula Bandeira e Paula Hazin, do restaurante Mãe. A responsável por reproduzir as receitas da Dona do Sabor e acrescentar outras no menu oficial é a chef Paula Bandeira, que traz no cardápio, entre as opções, o famoso arroz de hauçá e a moqueca das quituteiras. 

Participante do projeto, Nara Amaral reforça a importância da iniciativa voltada à gastronomia baiana. “O restaurante vai enriquecer o festival, mostrando o quanto foi rica essa experiência vivida entre nós. A comida, no nosso dia a dia, é o que temos de melhor e mais sagrado para oferecer. Essa iniciativa mostra o quanto a união faz a diferença”, disse.

Elaine Hazin, uma das sócias do restaurante, também fomenta a importância e a força da mulher na gastronomia. “O Donas do Sabor nasce a partir da união de mulheres. Além de um evento de gastronomia, é uma celebração do feminino, da sororidade que existe entre nós. Acreditamos na valorização desta cozinha ancestral, feita por mulheres, onde o alimento é fonte de prazer e também de afeto”, afirmou. 

Inscrições 

Para participar do projeto, qualquer mulher que comande um restaurante da capital baiana ou seja chef de cozinha pode se inscrever diretamente, de forma gratuita, no site (aqui). No portal, as interessadas devem enviar sua história com a gastronomia, um prato principal de seu restaurante, contato, endereço, redes sociais e fotos. Os dados serão avaliados e, em seguida, disponibilizados na plataforma do projeto.

As chefes que já participam da websérie são: 

-Déa Nascimento (Solar Gastronomia) 
-Ana Célia (Zanzibar)
-Tereza Paim (Casa de Tereza) 
-Deliene Mota (Encantos Da Maré)
-Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta) 
-Dona Jô (Cantinho da Jô)
-Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora) 
-Nara Amaral (Di Janela)
-Neinha (Neinha Point do Camarão) 
-Leila Carreiro (Dona Mariquita)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102