FGM confirma reconstrução de monumento de Mário Cravo
A entidade ainda não definiu datas exatas para início e final das obras

Foto: Reprodução/G1
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) confirmou que a escultura de autoria de Mário Cravo Júnior “Monumento à Cidade de Salvador” ou “Monumento Fonte da Rampa do Mercado” será reconstruída, no bairro Comércio. O prefeito ACM Neto tinha dado um ultimato para que a situação fosse resolvida até o fim de outubro.
A Diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, afirmou que a prefeitura de Salvador tem amparo legal para dar andamento às obras. “Sobre a questão com a família, estamos nos amparando no Parecer enviado pela Procuradoria [Geral do Município]”, declarou.
A questão com a família se deu por causa de divergências de um dos herdeiros do artista plástico baiano, que pede o pagamento de direitos autorais para a liberação da obra, enquanto os demais familiares abriram mão do pagamento.
O documento citado foi elaborado a pedido do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e da própria Milena, no âmbito do processo administrativo de número 405/2020, que visa consultar a procedência ou não da cobrança dos direitos autorais.
A FGM ainda não definiu datas exatas para início e final das obras, propriamente ditas. Milena informou que no momento “a Diretoria de Patrimônio e Humanidades está construindo o projeto básico, com o termo de referência para licitar a reconstrução”.


