FGTS Digital já pode ser usado para obter consignado privado
Iniciativa pode representar alternativa diante da possível extensão do saque-aniversário
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desde a última sexta-feira (1°), a plataforma digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está disponível para os trabalhadores formais do setor privado. Com o FGTS Digital, é possível obter empréstimos consignados sem a necessidade de autorização da empresa empregadora, realizando a transação diretamente com as entidades financeiras.
Essa iniciativa pode representar uma alternativa diante da possível extensão do saque-aniversário do FGTS, anunciada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho , na última terça-feira (27).
Como funciona
No novo sistema, as empresas terão a capacidade de emitir orientações de recolhimento, verificar os pagamentos e os débitos em aberto. Além disso, poderá gerar automaticamente a multa do FGTS com base no histórico de remunerações do Esocial e realizar a recomposição
O depósito do FGTS feito pelas empresas deixará de ser realizado por boleto e será efetuado por PIX. Apesar da mudança na forma de pagamento, o valor continuará a ser depositado na mesma conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal. Além disso, os dados de recolhimento serão alterados do dia 7 para o dia 20, alinhados com os dados de pagamento de outros dos impostos empregados.