FGV: inflação medida pelo IGP-10 sobe 0,60% em julho deste ano
Em julho de 2021, a elevação ficou em 0,18%

Foto: Agência Brasil
Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), divulgados nesta segunda-feira (18), mostram que o Índice Geral de Preços–10 (IGP-10) subiu 0,60% em julho, percentual um pouco abaixo da alta do mês anterior, quando alcançou 0,74%. No ano, o indicador acumula avanço de 9,18% e de 10,87% em 12 meses.
Em julho do ano passado, a elevação ficou em 0,18% e o acumulado de 12 meses chegou a 34,61%. O IGP-10 mede a evolução de preços no período entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
IPC
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços referentes às despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais. Segundo os dados, a inflação do IPC aumentou 0,42% em julho.
No geral, sete das oito classes de despesa que compõem o índice caíram. De junho para julho os Transportes saíram de 0,45% para queda de 0,41%, Educação, Leitura e Recreação de 3,15% para 1,52%, Saúde e Cuidados Pessoais de 0,84% para 0,24%, Vestuário de 1,83% para 0,80%, Comunicação de recuo de 0,25% para queda de 0,79%, Despesas Diversas de 0,66% para 0,22% e Habitação de 0,13% para 0,07%.
IPA
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) mede as variações de preços de produtos agropecuários e industriais do atacado nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final. De acordo com o Ibre, o indicador subiu 0,57% em julho.
Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais avançaram de 0,01% em junho para 0,99% em julho. O subgrupo alimentos processados, que saiu de queda de 0,25% para alta de 1,52%, foi a principal contribuição para o resultado. O índice relativo a Bens Finais, que exclui os subgrupos alimentos in natura e combustíveis para o consumo, avançou 1,18% em julho, enquanto em junho tinha sido de 0,57%.
INCC
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acompanha a evolução dos preços de materiais, serviços e mão-de-obra mais relevantes para a construção civil. O indicador, segundo o levantamento, aumentou 1,26% em julho, variação abaixo da registrada no mês anterior, quando ficou em 3,29%. Nos três grupos componentes do indicador, na passagem de junho para julho, o de Materiais e Equipamentos saiu de 1,66% para 0,94%, o de Serviços de 0,69% para 0,59% e o de Mão de Obra de 5,30% para 1,67%.


