Fiat Fastback 2027 surge com lanternas em formato de “pixels”
SUV cupê exibe mais detalhes em flagra do FCA FAN BRASIL

A Stellantis tem planos audaciosos para o Grande Panda que aqui no Brasil receberá o nome de Novo Argo. Na Europa um novo flagra feito em um fim de tarde traz mais informações sobre a nova geração do Fiat Fastback que vem sendo visto em testes desde outubro na Europa.
Na traseira a grande novidade deste flagra está nas lanternas pixeladas, formando uma espécie de triplo “X” na traseira cupê. Vão se dirimindo dúvidas a respeito da solução de estilo que a Fiat irá usar no seu novo produto.
Também se notam no contraste da luz mais detalhes como um vinco inferior bem pronunciado que valoriza o desenho do carro. Maçanetas também serão convencionais de puxar e não as adotadas pela família Citroën que é mais simples e de peça única.
O interior mostra que apesar do mesmo tabelier, o novo Fastback tem painel digital e multimídia maior para se distanciar do Grande Panda. Também traz novas forrações de porta, console central elevado (como na disposição do Fastback vendido aqui no Brasil) e revestimentos inéditos nos bancos em formato quadrado e de certa forma inspirado nos pixels do conjunto luminoso.
Novo Fiat Fastback: Raio X completo
O novo Fiat Fastback é feito sobre a plataforma Smart Car (evolução da CMP) do grupo Stellantis — usada pela linha Opel, Citroën (C3, Aircross e Basalt), Peugeot (208 e 2008) e pelo Grande Panda cujas vendas só crescem na Europa, agora o grupo testa o que será o novo SUV cupê da plataforma.
A partir desse projeto também haverá um SUV tradicional, que pode receber o nome de Múltipla, nome popular em várias gerações de monovolumes no mercado europeu.
No Brasil tanto o novo Argo, nome do produto que na Europa é o Grande Panda, quanto o Fastback não terão mais a mesma plataforma. Nota-se que o entre eixos tem um pouco mais de espaço diante do modelo atual com a plataforma MLA que tem 2,53m de ente eixos. O novo SUV terá algo em torno de 2,62m oferecendo mais espaço interno como permite a plataforma Smart Car, derivação direta da CMP que é originalmente um projeto PEUGEOT Citroën (PSA).
Na Europa esse carro deve ter o mesmo conjunto do Panda. Motor a combustão 1.2 turbo, 1.2 turbo Hybrid 48V (o mesmo que o R7-Autos Carros dirigiu na Europa) e elétrico de 113cv.
No Brasil, o sistema híbrido leve da Stellantis combina o motor T200 de 125/130cv e 20kgfm de torque com motor elétrico 12V que ajuda a economizar 10% de combustível e deve estar presente no novo Fastback.
Na Europa o novo Fiat Panda Fastback deve ter versões equipadas com um 1.2 turbo híbrido leve de 48V, o mesmo Puretech que já foi oferecido no Brasil com a linha C3. Versões elétricas também serão oferecidas.
Por aqui o Novo Argo será apresentado no final do ano enquanto a Europa conhecerá seu Fastback em breve, e esse modelo só deve chegar aqui no final do próximo ano.


