Fiat pode prolongar produção do 500 híbrido na Itália após pressões

Compacto é bem aceito pelo público enquanto elétrico é considerado caro demais

Embora a Europa seja um dos mercados mais promissores para os carros elétricos, algumas fabricantes encontram grandes dificuldades na aceitação dos seus veículos reabastecidos na tomada. A Fiat tem sido pressionada pelos sindicatos italianos a lançar uma nova versão do 500 híbrido deixando o 500e elétrico um pouco de lado. 

A aceitação do híbrido leve hoje disponível é o dobro do motor elétrico por uma razão simples: o preço. 

O 500 híbrido leve custa hoje 17.700 euros, cerca de R$ 95 mil enquanto o 500e elétrico sai por elevados 29.950 euros, cerca de R$ 160 mil, a iminente finalização do modelo híbrido leve pode levar a um desemprego em massa na fábrica de Mirafiori onde o carro é produzido. 

De acordo com o site Automotive News, a Fiat está trabalhando em um novo motor híbrido para dar continuidade ao modelo atual. O híbrido leve já é oferecido no entanto os planos audaciosos de redução de emissões levarão ao fim da versão atual deixando só a elétrica. 

Porém a capacidade da fábrica está muito subutilizada atualmente. O plano era que a Fiat produzisse ao menos 90 mil veículos na Itália mas o volume ficou em torno dos 70 mil. Com o fim de uma versão importante do 500 esse volume cairia ainda mais. 

A Fiat não tem muitas opções para o capô do Cinquecento a não ser o 1.2 de 100cv ou mesmo do 1.0 Firefly conectado a um motor gerador. Porém essa mudança não será fácil enquanto a versão atual segue em linha com data para acabar a Fiat acelera o desenvolvimento de novos motores mais ajustados ao que o consumidor pede e pode pagar.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!