Fiat realiza homenagem aos 40 anos do Fiat 147 a álcool

A montadora levou ao evento um modelo do primeiro lote produzido em 1979

[Fiat realiza homenagem aos 40 anos do Fiat 147 a álcool]

FOTO: Guilherme Magna

A Fiat realizou essa semana em Betim, Minas Gerais, uma homenagem aos 40 anos do compacto 147 movido a álcool. A montadora levou ao evento um modelo do primeiro lote produzido em 1979. O carro tinha motor 1.300 com 66cv de potência e 11,7kgfm.

Nessa época o principal concorrente do 147 era o Chevette, que apresentava conforto similar e tinha motor somente a gasolina. O compacto da Fiat vendeu 120.516 unidades de 1979 a 1987 e foi descontinuado com motor a álcool devido à crise de combustível que teve na época.

O Fiat 147 apresentado pela montadora italiana pertenceu ao governo federal na época. Com 80 mil quilômetros originais, o carro fazia transportes de documentos entre prédios do governo. Com o passar do tempo novos modelos foram surgindo e ocupando o lugar do “pequeno notável”, que precisou ir para um galpão onde ficou parado por seis anos.  

A Fiat assinou um contrato de comodato com o governo e assim “retomou” a posse do modelo que foi exposto aos jornalistas presentes no evento.

História

O Fiat 147 chegou as concessionárias da marca em 1976, nessa ocasião somente com motor a gasolina, em pouco tempo ele caiu nas graças da população, o que fez com que a Fiat o escolhesse para ser o primeiro carro do mundo com motorização a álcool.

Durante o processo de criação do motor a álcool, os engenheiros enfrentaram dificuldades com o alto poder de corrosão do álcool e perderam muitas peças. Foram anos de trabalho para acertar o modelo e enfim lançá-lo em linha de produção.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!