Fiat Tipo deixará de ser produzido em 2026, diz Stellantis

Tipo abrirá espaço para derivados do Fiat Panda

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Fiat Tipo deixará de ser produzido em 2026, diz Stellantis

O Fiat Tipo está com os dias contados na Europa. Lançado em 2015, o hatch e sedã médio produzido na Turquia chegou ao fim de seu ciclo comercial em meio à reestruturação da Stellantis. Após quase uma década de mercado, o modelo perde espaço em um portfólio europeu que agora aposta em veículos menores, eletrificados e voltados à mobilidade urbana. 

Há 8 anos o Fiat Tipo chegou perto das 60 mil unidades vendidas em um ano mas esses números vem caindo. 

O encerramento das vendas do Tipo já começou em vários países, como o Reino Unido e a Itália, onde o modelo foi gradualmente retirado do site oficial da marca. Com isso, a Fiat encerra a trajetória de um carro que chegou a ser um dos pilares da linha europeia, substituindo o antigo Bravo e representando a tentativa da marca de competir entre os médios acessíveis.

Novidades a caminho 

A decisão faz parte da nova estratégia da Stellantis, que tem priorizado modelos compactos e eletrificados. No lugar do Tipo, a Fiat passa a concentrar seus esforços na família Grande Panda, que estreia com o novo Fiat Grande Panda híbrido e elétrico, construído sobre a plataforma modular Smart Car (CMP). O modelo será o primeiro de uma nova geração global de compactos da Fiat, com foco em baixo custo e eficiência energética, e já deve ganhar variações SUV e furgão urbano até 2027.

Enquanto o Tipo deixa o mercado europeu, a Fiat reforça sua liderança em países como Brasil e Turquia, onde a marca mantém foco em produtos de volume e motores flex. No Brasil, o Tipo teve presença apenas na década de 1990, mas seu legado pode ser comparado à atual linha nacional da Fiat, que aposta em modelos de conceito semelhante — como o Cronos e o Fastback — adaptados à realidade e à demanda do mercado local.

O fim do Tipo simboliza o encerramento de uma era e a chegada mais relevante com uma nova identidade baseada na família Panda, que se tornará o principal eixo de expansão da Fiat na Europa com foco em eletrificação, simplicidade e design urbano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário