Fiat Tipo deixará de ser produzido em 2026, diz Stellantis
Tipo abrirá espaço para derivados do Fiat Panda

O Fiat Tipo está com os dias contados na Europa. Lançado em 2015, o hatch e sedã médio produzido na Turquia chegou ao fim de seu ciclo comercial em meio à reestruturação da Stellantis. Após quase uma década de mercado, o modelo perde espaço em um portfólio europeu que agora aposta em veículos menores, eletrificados e voltados à mobilidade urbana.
Há 8 anos o Fiat Tipo chegou perto das 60 mil unidades vendidas em um ano mas esses números vem caindo.
O encerramento das vendas do Tipo já começou em vários países, como o Reino Unido e a Itália, onde o modelo foi gradualmente retirado do site oficial da marca. Com isso, a Fiat encerra a trajetória de um carro que chegou a ser um dos pilares da linha europeia, substituindo o antigo Bravo e representando a tentativa da marca de competir entre os médios acessíveis.
Novidades a caminho
A decisão faz parte da nova estratégia da Stellantis, que tem priorizado modelos compactos e eletrificados. No lugar do Tipo, a Fiat passa a concentrar seus esforços na família Grande Panda, que estreia com o novo Fiat Grande Panda híbrido e elétrico, construído sobre a plataforma modular Smart Car (CMP). O modelo será o primeiro de uma nova geração global de compactos da Fiat, com foco em baixo custo e eficiência energética, e já deve ganhar variações SUV e furgão urbano até 2027.
Enquanto o Tipo deixa o mercado europeu, a Fiat reforça sua liderança em países como Brasil e Turquia, onde a marca mantém foco em produtos de volume e motores flex. No Brasil, o Tipo teve presença apenas na década de 1990, mas seu legado pode ser comparado à atual linha nacional da Fiat, que aposta em modelos de conceito semelhante — como o Cronos e o Fastback — adaptados à realidade e à demanda do mercado local.
O fim do Tipo simboliza o encerramento de uma era e a chegada mais relevante com uma nova identidade baseada na família Panda, que se tornará o principal eixo de expansão da Fiat na Europa com foco em eletrificação, simplicidade e design urbano.


