/

Home

/

Notícias

/

Autos

/

Fiat Uno deixa de ser produzido após 37 anos com série especial

Notícias
Autos

Fiat Uno deixa de ser produzido após 37 anos com série especial

Uno CIAO terá só 250 unidades com itens exclusivos por R$ 85 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Fiat Uno deixa de ser produzido após 37 anos com série especial
Foto:

Após quase 37 anos de produção a Stellantis confirmou o fim do compacto Fiat Uno com uma série especial que terá apenas 250 unidades numeradas por R$ 85 mil. Ao longo de quase quatro décadas, o hatch teve duas gerações com 4.379.356 unidades fabricadas com motor 1.0 ou 1.4 em diversas versões e chegou a ocupar o posto de modelo mais barato e mais vendido do mercado brasileiro diversas vezes. 

O modelo especial vem na cor cinza Silverstone e traz elementos como apliques de pára-choques, adesivos laterais com a frase “storia di una leggenda”, há capas na cor preta nos retrovisores e apliques para as rodas na cor grafite aro 14. 

Por dentro o Uno CIAO ganha interior com apliques em preto brilhante, interior com dois tons de cinza nos bancos em tecido e há rádio com Bluetooth. O modelo vem com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos na dianteira, sistema Isofix, espelho no console central, limpador e lavador do vidro traseiro além de dois airbags e freios ABS dianteiros. 

História do Fiat Uno no Brasil 

O Fiat Uno chegou ao país em 1984, fruto do projeto italiano que foi adaptado ao Brasil com mudanças de suspensão e motorização que era 1.0 e 1.3 enquanto na Europa ele já tinha o moderno motor Fire que efetivamente chegou ao país em 2002. 

O Fiat Uno foi um sucesso desde o início bem como seus derivados Prêmio, Elba e Fiorino, que foram exportados. No caso do Prêmio e da Elba, a oferta ao mercado europeu da época com grande sucesso e a Fiorino brasileira teve versões inusitadas por lá. O Uno se tornou “popular” com o Uno Mille em 1990, desprovido de vários equipamentos mas com preço acessível. 

O carro teve versões interessantes como o Uno 1.5 R e o Uno Turbo em 1994. A partir de 1996, com o Uno EP ele ganharia injeção eletrônica e desde então perdeu versões de apelo esportivo ou de carro completo, opções disponíveis só na linha Palio lançada naquele ano. 

A partir dos anos 2000 o Fiat Uno mudaria muito pouco. Em 2002 ganharia o bom motor Fire 1.0 de 65cv e em 2004 viria uma renovação de estilo que foi muito controversa. E por isso durou apenas 3 anos. Em 2007 a Fiat retocava novamente seu popular. Em 2010 foi apresentada sua segunda geração. Ficou basicamente só o nome Uno pois o carro foi reprojetado do zero. Ainda assim a Fiat manteve em linha o Uno Mille até 2013 quando a obrigatoriedade de freios ABS e Airbags forçou o fim do último carro popular brasileiro. 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102