Fiéis celebram Festa de Reis na Igreja da Lapinha, em Salvador
Tradicional desfile foi suspenso por causa da pandemia e surto de gripe

Foto: Reprodução / TV Bahia
Nesta quinta-feira (6), fiéis celebram a Festa dos Reis, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Lapinha, em Salvador, que comemora o dia em que os três reis magos visitaram o menino Jesus. Com a alvorada às 6h, a programação segue ao longo do dia com a celebração de três missas – às 8h, 11h e 18h30.
Por causa aumento no número de pessoas com Covid-19 e o surto de gripe na capital baiana, o tradicional desfile do Terno de Reis foi suspenso por mais um ano. As celebrações, contudo, ocorrem no templo, de acordo com os protocolos de saúde.
Durante as missas serão arrecadados alimentos não perecíveis e cobertores para as famílias que foram atingidas pelas enchentes no sul e extremo sul do estado.
As missas serão celebradas pelo padre Romildo Pires, pároco da Igreja da Lapinha, que explicou o que significa a epifania e o intuito da celebração da Festa de Reis.
“Epifania significa a revelação, a manifestação de um Deus que era invisível e esse Deus se torna visível na pessoa de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. O povo de Israel esperava um libertador do povo oprimido, marcado por escravidão. Então Deus assumiu a natureza humana e veio viver conosco. Daí a palavra epifania: Deus invisível se manifesta visivelmente”, comentou.
“Os primeiros que acompanharam foram os pastores, que eram os excluídos da sociedade. Então foram eles que primeiro receberam a luz do menino luz”.