Filha do pintor Di Cavalcanti se pronuncia após obra do pai ser danificada em invasão do Palácio do Planalto

Restauração da obra pode durar até três meses

[Filha do pintor Di Cavalcanti se pronuncia após obra do pai ser danificada em invasão do Palácio do Planalto]

FOTO: Reprodução

A pesquisadora Elisabeth Di Cavalcanti, filha do pintor, Di Cavalcanti, comentou nesta segunda-feira (9) sobre o quadro 'As Mulatas' (1962), obra do seu pai, danificada por manifestantes nos atos de invasão às sedes de edifícios públicos na tarde do último domingo em Brasília. Elizabeth comentou sobre o sentimento ao ver a obra danificada. 

“Acredito que o painel As Mulatas, do meu pai, fez parte dos navios da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, tem todas as características. Como ele foi parar no Planalto, eu não sei. Para mim, isso é de uma barbárie inexplicável. Se você perguntar o meu sentimento, eu estou atônita, mas, ao mesmo tempo, confiante no trabalho dos restauradores. Hoje, esses profissionais fazem o mínimo de interferência possível no trabalho original. É algo muito minucioso. A restauração da obra é possível, mas a integridade da obra será afetada, com certeza”, disse Elisabeth.

A obra, datada de 1962 e com valor estimado em R$ 8 milhões, sofreu perfurações em seis pontos e pode levar até três meses para ser restaurada.  Além do quadro, documentos e arquivos foram destruídos e perdidos em meio aos destroços. Os manifestantes provocaram donas em obras de arte e patrimônios históricos de altíssimo valor.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!