• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Filhos de Gandhy retira cláusula que proíbe participação de homens trans no bloco

Filhos de Gandhy retira cláusula que proíbe participação de homens trans no bloco

Decisão ocorreu após acordo com o MP-BA

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Filhos de Gandhy retira cláusula que proíbe participação de homens trans no bloco

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O bloco Afoxé Filhos de Gandhy, após acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), retirou do estatuto interno a cláusula que vetava a participação de homens trans.

Ação ocorre após o bloco compartilhar com os foliões, em fevereiro deste ano, um termo de aceite com 10 itens entre regras e orientações no qual uma das deliberações seria a participação exclusiva do público masculino cisgênero.

Após repercussão negativa, o Afoxé Filhos de Gandhy voltou atrás e removeu o termo de exclusividade que vetava acesso aos homens trans. Apesar disso, o tema deu início a uma investigação no Ministério Público.

Por meio do acordo firmado junto a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da População LGBTI+ e Combate à LGBTfobia, a Associação Afoxé Filhos de Gandhy se comprometeu a excluir a cláusula do estatuto que restringia a participação de homens trans no bloco.  A associação ainda deve divulgar a alteração em suas redes sociais e site, por meio de uma nota pública, afirmando que homens trans são bem-vindos no Afoxé Filhos de Gandhy. 

O Afoxé ainda irá doar R$ 10 mil ao Coletivo Mães da Resistência, que atua na defesa de familiares de pessoas LGBTI+ vítimas de violência. O valor será revertido para projetos voltados a homens trans. E o bloco será responsável ainda pela produção de até 400 camisas para o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário