/

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Filmes muito bons que poucas pessoas conhecem

Notícias
Cultura

Filmes muito bons que poucas pessoas conhecem

De dramas nacionais até comédias internacionais, aproveite o final de semana com filmes diferentes dos mesmos que passam o tempo todo na TV

Filmes muito bons que poucas pessoas conhecem
Foto: Antes do Adeus (2014) I Reprodução

Considerado a sétima arte, o cinema é algo que encanta milhões, tanto em número de pessoas, quanto em número de cédulas. Qual foi a pessoa que nunca foi ao cinema, ao menos, uma vez na vida? 

Os filmes hollywoodianos são os mais populares no mundo inteiro, principalmente as grandes bilheterias e sagas americanas que já arrecadaram milhões em todo o mundo.

Só o Universo Cinematográfico da Marvel já lucrou mais de U$ 20 bilhões em todo mundo com suas megaproduções que envolvem equipes e profissionais de várias partes do planeta.

O cinema de blockbusters fascina, encanta e diverte. Mas a sétima arte vai muito além das grandes produções milionárias que são popularmente conhecidas. Muitos filmes, como até mesmo os prestigiados no Oscar, só ganham visibilidade após serem indicados pela Academia.

Com o objetivo de dar visibilidade a produções pouquíssimas conhecidas no Brasil, o Farol da Bahia separou uma lista com X filmes que são tão divertidos e legais de assistir, quanto as produções estadunidenses. Confira a lista completa:

1. No espaço não existem sentimentos (I rymden finns inga känslor)

Reprodução

Nada popular no Brasil, a lista começa com o cinema Sueco. Sim, a Suécia possui boas produções cinematográficas e uma família de atores bem conhecidos em Hollywood, a família Skarsgård. 

Nesta comédia romântica, estrelada por Bill Skarsgård, os suecos retrataram muito bem o autismo e como as pessoas com a Síndrome de Asperger enxergam o mundo. Além de ser um filme muito engraçado, o romance é transposto de uma forma muito fofa e diferente do que as pessoas estão acostumadas a assistir.

O longa-metragem de poucos mais de uma hora, conta a história de Simon (Bill Skarsgård), um jovem muito inteligente que possui a Síndrome de Asperger, e assim como os portadores da síndrome, o garoto tem uma tremenda dificuldade de se socializar, se sentindo confortável apenas na presença de seu irmão, Sam. 

Quando Sam decide sair da casa de seus pais para morar com a namorada, não vê outra saída a não ser levar Simon junto contigo. Contudo, sua namorada não vai gostar nada da presença do garoto dentro de seu relacionamento com Sam e decide terminar com o rapaz.

Simon, se sentindo culpado pelo termino, decide tentar arranjar uma nova namorada para o irmão, através de cálculos e respostas de Sim ou Não, das quais irá perguntar para inúmeras garotas da cidade onde moram.

Data de lançamento: 2011 (1h 25min)I Elenco: Bill Skarsgård, Martin Wallström, Cecilia Forss I Gênero: Comédia Romântica I Nacionalidade: Sueca

 

2. Que horas ela volta?

Reprodução

Também nada popular no Brasil, é o próprio cinema nacional, que não possui uma gama de filmes muito populares no país. Infelizmente, a maioria dos brasileiros não se interessam por assistir filmes nacionais.  

“Que horas ela volta”, apesar de não ser tão impopular, são poucas pessoas no país que já assistiram a trama. O filme apresenta uma realidade do Brasil, sobre as grandes diferenças entres as classes sociais, regionais e racionais do país.

O longa-metragem bastante elogiado pela critica e por premiações nacionais e internacionais, retrata a história de Val (Regina Casé) uma pernambucana que se muda para São Paulo para poder oferecer uma melhor qualidade de vida para sua filha, Jéssica, que continua no Nordeste sendo criada por outros familiares. 

Val acaba trabalhando por muitos anos na casa de uma família rica de São Paulo, do qual se afeiçoa, e acaba criando o filho do casal, Fabinho, como se fosse seu próprio filho. O tempo passa e ambos, Fabinho e Jéssica, crescem e viram adolescentes prestes a realizar o vestibular para ingressar no mundo universitário. 
Jéssica liga para sua mãe e pede para passar um tempo com ela em São Paulo, justamente para prestar o mesmo exame de arquitetura para a mesma universidade em São Paulo que Fabinho deseja estudar.

Nesse meio tempo, Jéssica e sua mãe, se confrontam com a realidade que as cerca no meio de crises de ciúmes, financeira e social que as rodeiam no meio da elite paulista.

Data de lançamento: 2015 (1h 52min) I Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas I Gênero: Drama I Nacionalidade: Brasil

 

Os meninos que enganavam nazistas (Un Sac De Billes)

Reprodução

O cinema francês apesar de estar bastante consolidado no mundo, ainda possui alguns títulos que não são muito populares. “Os meninos que enganavam nazistas” é baseado no livro, homônimo, que retrata a história de dois irmãos judeus que viajam pela França sozinhos para fugir da ocupação da Alemanha Nazista na capital da França, Paris.

Nessa história de partir o coração, como a maioria dos filmes sobre Segunda Guerra Mundial, apresenta o ponto de vista das crianças que acabam crescendo em um ambiente polarizado, entre os alemães e franceses a favor do nazismo contra a resistência francesa que tentava retirar as tropas alemãs da França.

Data de lançamento: 2017 (1h 54min)I Elenco: Dorian Le Clech, Batyste Fleurial, Patrick Bruel I Gênero: Drama I Nacionalidades: França, Canadá, República Tcheca

 

Antes do Adeus (Before We Go)

Reprodução

Apesar de não querer citar filmes americanos nesta lista, “Before We Go”, é um dos poucos filmes conhecidos no mercado do cinema estadunidense. Este drama para lá de romântico, sem precisar de cenas de apelativas de sexo, beijos apaixonados e clímax de altos e baixos, é estrelado e produzido pelo conhecido, Chris Evans (o Capitão América). 

Para os amantes de grandes metrópoles e romances, esse filme mostra uma Nova York como plano de fundo de uma madrugada que irá contar, através de diálogos reflexivos, a vida de duas pessoas que se encontraram por acidente em uma das estações de trem mais movimentadas do mundo.

Data de lançamento: 2014 (1h 39min) I Elenco: Chris Evans, Alice Eve, Emma Fitzpatrick I Gêneros: Drama, Romance I Nacionalidade: EUA

 

Terra de minas (Under sandet)

Reprodução

Nada popular no Brasil também, essa produção dinamarquesa apresenta uma história pouco conhecida após o fim da segunda guerra mundial. 

Com a queda do Império Alemão, muitos soldados nazistas, a maioria deles jovens de 13 a 18 anos, foram enviados as praias da Dinamarca para desmontar todas as bombas que a Alemanha havia instalado no início da guerra na costa do país nórdico.

Neste longa-metragem é apresentado uma versão nada convencional da violência desse período, que não foi protagonizada somente pelos nazistas.  Os dinamarqueses tratavam os adolescentes com extremo desprezo e falta de respeito, mesmo que muitos dos jovens alemães não fizessem ideia do que estava acontecendo na realidade política do seu país e muito menos tinham a ver com as atrocidades cometidas por Adolf Hitler. 

O filme foi bastante elogiado pelos cineastas europeus e chegou a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. Talvez, alguns brasileiros conheçam um dos adolescentes alemães do filme, que é interpretado pelo ator Louis Hofmann, um dos protagonistas da série alemã da Netflix, Dark.
 

Data de lançamento: 2016 (1h 41min) I Elenco: Roland Møller, Mikkel Boe Folsgaard, Joel Basman I Gêneros: Histórico, Drama, Guerra I Nacionalidades: Alemanha, Dinamarca


Ele está de volta (Er Ist Wieder Da)

 Reprodução

Ainda na temática segunda guerra mundial, essa comédia alemã, conta como seria se Adolf Hitler tivesse viajado no tempo no dia da sua morte no Bunker em Berlim, e fosse parar no mesmo lugar em pleno século XXI, em uma Berlim totalmente diferente do que ele estava acostumado a andar.

A cidade, agora, totalmente multicultural com a presença de muitos árabes, africanos e pessoas do mundo inteiro, assusta o Führer, que é acolhido por um cineasta fracassado que planeja fazer sucesso com a situação.

Ele, e muitas outras pessoas, não acreditam que aquele homem seja realmente Adolf Hitler, surgindo a ideia de passear pela cidade de Berlim e filmar a reação dos alemães ao ver aquele homem que se parece “tanto” e se diz ser em carne e osso, o líder da Alemanha Nazista.

O filme é muito engraçado nos primeiros momentos, mas com o passar do tempo, o enredo muda totalmente de um gênero para outro.

De uma comédia inocente e viajada, o filme passa a ser uma seria crítica sobre a atual situação na Europa. Conforme as cenas vão mudando, as pessoas começam a fazer a saudação nazista para ‘Hitler’, afirmando que não aguentam mais verem judeus e turcos nas avenidas de Berlim, entre outros depoimentos xenofóbicos.

Fácil de encontrar, esse é um dos poucos filmes alemães que tem no catálogo do Netflix Brasil. Também é estrelado por um dos protagonistas da série Dark, Oliver Masucci. 

Data de lançamento: 2015 (1h 56min) I Elenco: Oliver Masucci, Christoph Maria Herbst, Fabian Busch I Gênero: Comédia I Nacionalidade: Alemanha

 

Desnorteados (Perdiendo el Norte)
 

Reprodução

Para fechar a lista, essa comédia espanhola mostra de uma maneira muito engraçada, porém muito séria, já que realmente foi a realidade de muitas pessoas, como os espanhóis lhe deram com a crise que assolou na Espanha, e no mundo, há poucos anos atrás. 

Muitos deles tiveram que migrar para os países potencias da União Europeia, onde podem ir sem precisar de visto, já que participam do mesmo bloco econômico. 

É então que começa a história do filme. Desiludidos, sem dinheiro, nem perspectivas de vida, dois espanhóis pós-graduados, acabam influenciados por um comercial de televisão repleto de falsas ilusões da vida dos imigrantes espanhóis na Alemanha e partem em rumo a capital do país, Berlim, em busca de sucesso.

Chegando no país germânico, Hugo e Bráulio acreditam que conseguiram fácil um ótimo emprego devido ao currículo exemplar de ambos. Mas assim como outros, todas as suas conquistas acadêmicas e profissionais não servem pra muita coisa no novo país, e os dois acabam indo trabalhar em um restaurante na cidade.

De maneira sarcástica, o filme, que se encontra no Netflix, apresenta como é árdua e difícil a vida de uma pessoa em outro país que não o seu de origem. Muitos brasileiros podem se identificar com o filme, que afinal de contas, não resume somente a experiências de espanhóis em outros país, mas apresenta a realidade da imigração como é de fato. Até mesmo para quem é europeu.

Data de lançamento: 2015 (1h44) I Elenco: Yon Gonzáles, Úrsula Corberó, Blanca Suárez I Generos: Comédia, Comédia Romantica I Nacionalidade: Espanhol

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102