Fim da linha para o Toyota Etios
Compacto nas versões hatch e sedã mudará deixa de ser feito em Sorocaba abrindo espaço para o Corolla Cross

A Toyota confirmou nesta semana que as versões hatch e sedã do compacto Etios serão descontinuadas após oito anos de produção no Brasil. O Etios já teve cerca de 620 mil unidades produzidas e abrirá mais espaço para o Yaris que usa a mesma base e motores 1.3 e 1.5 aspirado. A montadora baseada em Sorocaba, no interior paulista, também abrirá mais espaço de sua limitada produção para a linha do Corolla Cross que será lançado em 11 de março.
Segundo a própria montadora a produção destinada à exportação para Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai seguirá por enquanto.
Fora de linha a Toyota deverá manter os contratos de manutenção periódica bem como fornecimento de peças garantido. No estado da Bahia a Toyota está presente em 14 cidades sendo que na capital há cinco concessionárias da rede.
A montadora ainda não informou se fará ajustes na linha do Yaris para cobrir a ausência do Etios no portfolio. Esta mudança deve ser anunciada com um facelift no compacto que ficará com visual aprimorado e maior oferta de itens de segurança e conectividade.
Por hora o carro mais em conta da marca no país é o Yaris 1.3 vendido por R$ 76,9 mil. Fruto de um projeto específico para países em desenvolvimento o Etios encerra seu legado no país como mais um capítulo onde os Crossovers são os vencedores.