Finlândia e Suécia se inscreverão para ingressar na Otan em maio
Rússia prometeu "consequências militares" se países tomarem esta decisão

Foto: Reprodução
A Finlândia e a Suécia planejam se reunir na semana de 16 de maio e anunciar publicamente seus planos de se inscreverem para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A informação é dos jornais Italehti na Finlândia e Expressen na Suécia, que citaram fontes próximas ao assunto.
O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, se recusou a comentar, mas repetiu sua visão de longa data de que preferiria que a Finlândia e a Suécia fizessem escolhas semelhantes. O jornal sueco Aftonbladet informou separadamente, citando fontes próximas aos gabinetes do governo sueco, que Estados Unidos e Reino Unido prometeram à Suécia uma maior presença militar, exercícios militares mais aprofundados e apoio “político forte” dos países da Otan durante um possível processo de candidatura à Otan.
No dia 13 de maio, a primeira-ministra da Finlândia confirmou que decisão sobre entrada na Otan seria tomara "dentro de semanas". A Rússia prometeu "consequências militares" aos dois países caso resolvesse aderir ao tratado militar norte-americano. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da Finlândia garantiu que o país está preparado para "diferentes tipos de ameaça" da Rússia.