Fiocruz anuncia aumento de 3% para 37% nos resultados positivos de Ômicron
Números de testes realizados também cresceram em janeiro

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Segundo dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o percentual de diagnósticos positivos entre os testes RT-PCR de Covid-19, com presença da variante Ômicron foi de 37% em janeiro, ante 3% em dezembro. A chegada da variante causou um aumento vertiginoso de casos da doença no país.
Segundo a instituição, o aumento percentual de positivos é perceptível nas análises de todas as centrais da Fiocruz. A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 baseada no Rio de Janeiro (Unadig-RJ), que processa amostras também do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, apresentou um aumento de 2% em dezembro, com 52.795 testes, para 37% em janeiro, com 88.495 amostras.
No laboratório que analisa amostras do Ceará, Santa Catarina e São Paulo e na central do Paraná, que tem processado apenas amostras do próprio estado, o número também saltou.
Também foi registrado um aumento no número de testes realizados. Na semana de 16 a 22 de janeiro, foram analisadas 121.275 amostras, com aumento de 195% na comparação com a média das oito semanas anteriores.
Ao todo, já foram processados mais de 9,5 milhões de exames RT-PCR, sendo desconsiderados os testes rápidos.


