Fiocruz aponta que 12 milhões de pessoas estão com dose de reforço contra Covid-19 atrasada
Especialistas reforçaram a importância da manutenção de medidas de proteção

Foto: Getty Images
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que quase 12 milhões de brasileiros estão com a dose de reforço contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, atrasada. O levantamento avaliou também fatores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que refletem nas taxas de imunização.
O estudo mostra que os municípios com menor IDH possuem taxas mais baixas de vacinação. No Sul do país, 30% das cidades apresentam mais de 80% da população com vacinação completa. Na região Norte, por exemplo, esse percentual cai para 1,1%. Até o dia 8 de dezembro, 74,95% da população brasileira havia recebido a primeira dose dos imunizantes, sendo que 64,78% estavam com o esquema vacinal completo e 9,04% haviam recebido a terceira dose.
Além disso, apenas 16% dos municípios apresentam mais de 80% da sua população com a vacinação completa. Os especialistas também reforçaram a importância da manutenção de medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras.