Fiocruz entrega 4,9 mi de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao PNI nesta sexta-feira (28)
Previsão para a próxima semana é disponibilizar mais de 5 milhões de doses

Foto: Divulgação/Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve entregar nesta sexta-feira (28), 4,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, após retomada da produção na última terça-feira (25). A interrupção, que durou cinco dias, aconteceu pela falta de insumos para a fabricação do imunizante.
Contudo, a chegada de um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindo da China no último sábado (22), voltou a oferecer condições para a produção de 12 milhões de doses. Com a nova remessa, de acordo com a fundação, a produção de vacinas até a terceira semana de junho e entregas ininterruptas até 3 de julho estão garantidas.
Na semana passada, a Fiocruz chegou à marca de 41,1 milhões de vacinas entregues ao PNI, das quais 37,1 milhões de doses foram processadas pela instituição e outras 4 milhões foram importadas da Índia. Na próxima semana, a previsão é entregar mais de 5,1 milhões. Ao todo, estão previstas 100,4 milhões de doses até o fim de junho.


